Profissionais do Crer recebem dose de reforço da vacina contra Covid-19

A aplicação da terceira dose do imunizante tem o objetivo de prolongar a duração da proteção contra o Sars-CoV-2, e pesquisas mostram que a D3 tem resultado expressivo neste aumento de proteção Texto: Sckarleth Martins - Foto: Mayara Varalho

Profissionais do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer,  unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) receberam, nos dias 18 e 19 de outubro, a terceira dose (D3-reforço) da vacina contra a Covid-19. A imunização foi destinada aos profissionais (celetistas, prestadores, temporários, residentes e terceirizados) que, exclusivamente, tomaram a segunda dose do imunizante (D2) até o dia 31 de março.

“A aplicação da terceira dose do imunizante tem o objetivo de prolongar a duração da proteção contra o Sars-CoV-2, e pesquisas mostram que a D3 tem resultado expressivo neste aumento de proteção. Concomitante a isso, também reforçamos junto aos profissionais que nenhuma vacina garante 100% de proteção e que, mesmo vacinados, as medidas de proteção continuam tão essenciais como antes”, explicou a enfermeira responsável pelo serviço de Epidemiologia do CRER, Priscilla Cirqueira.
 

Ao todo, 804 profissionais do Crer foram imunizados durante a campanha de vacinação de reforço, atendendo a determinação do Ministério da Saúde (MS), que ampliou a dose extra do imunizante para os profissionais da saúde, idosos e imunossuprimidos.

No Crer, a primeira dose da vacina (D1) foi aplicada nos dias 29 e 30 de janeiro. Já a campanha para aplicação da D2 aconteceu nos dias 18 e 19 de fevereiro. Nas duas primeiras etapas, o profissional da saúde recebeu o imunizante produzido pelo Instituto Butantan, Coronavac. Durante a campanha de reforço, a vacina aplicada foi a Pfizer, do laboratório BioNTech.