Ciência de dados auxilia na entrega dos cartões do Programa Mães de Goiás
Estudo de dados de georreferenciamento desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) visa a facilitar a entrega dos cartões Mães de Goiás, programa do Governo de Goiás de distribuição de renda operacionalizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds). Por meio de análise geográfica e ciência de dados, a ferramenta indica os melhores locais para receber as mães em determinado município.
A ideia é melhorar a tomada de decisão e auxiliar no planejamento das ações do programa. Desta forma, é possível reunir as mães em lugares mais próximos às suas residências e com menor aglomeração.
“Em determinadas cidades serão entregues mais de oito mil cartões. Antes, você reuniria esse pessoal todo em um ginásio de esportes, por exemplo. As mães tinham de se deslocar de longe e se aglomeravam no local. Hoje, podemos minimizar os deslocamentos, pois podemos colocar postos de entrega em lugares próximos a elas, gerando menos tumulto”, explica o gerente de Inovação e coordenador do Laboratório de Inovação Goiás (Ligo), Alaor José da Silva Júnior.
Para fazer o estudo, o Ligo fez uma análise de dados tendo por base as informações do CadÚnico (Sistema de Cadastro Único para Programas Sociais). Assim, foi possível enxergar, no mapa, os locais de maior concentração de moradia dessas mães e a melhor forma de agrupá-las, além da visualização de espaços públicos existentes para definição do local para realização dos eventos.
“A ferramenta desenvolvida pela Sedi, além de fornecer as informações solicitadas, tem a capacidade de atender outras demandas provenientes das necessidades da gestão pública em georreferenciar as inúmeras informações que o CadÚnico pode ofertar”, explica a superintendente de Desenvolvimento, Assistência Social e Inclusão da Seds, Silvana Cruz Fuini.
Instituído para atender aproximadamente 100 mil mães com filhos de até seis anos de idade em situação de extrema vulnerabilidade, o Mães de Goiás oferta auxílio mensal de R$ 250. Todos os municípios goianos serão contemplados.
Ligo
O Ligo é um laboratório de pesquisa aplicada, configurado como um ambiente colaborativo, resultado de um acordo de cooperação entre as instituições e as pessoas que o subscrevem. O Ligo é da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), baseado na Subsecretaria de Tecnologia da Informação (STI), e tem como propósito contribuir para mudar a mentalidade da TI do Estado de Goiás, conectando pessoas e instituições para promover a inovação e melhoria dos serviços ao cidadão.