Qualificação dos atendentes do Balcão Expresso é presencial na Escola de Governo
A Secretaria da Administração (Sead) promoveu, nos dias 3 e 4 de novembro, nova etapa de qualificação da primeira turma de formação de atendentes do Balcão Expresso, modalidade de atendimento que será implantada no interior do Estado. Os treinamentos foram realizados de forma presencial, na Escola de Governo. Ao todo foram qualificados 10 servidores dos municípios de Araguapaz, Buriti de Goiás, Joviânia, Montividiu, Porteirão, Rio Quente e Vianópolis.
O Balcão será um posto de atendimento avançado do programa Expresso. Os cidadãos vão poder acessar os serviços estaduais, os mesmos disponíveis no portal Expresso, com o auxílio de um servidor municipal. O atendimento será feito em parceria com as prefeituras, por meio destes servidores municipais que estão passando pelos treinamentos.
A capacitação contou com formação prática das normas, procedimentos e serviços da modalidade. Os participantes realizaram os testes práticos dos serviços que serão oferecidos na plataforma e também passaram por avaliação psicológica.
Antes da qualificação presencial, os colaboradores passaram por outras três etapas de seleção e capacitação. A primeira foi aula inaugural realizada virtualmente no dia 07 de outubro. Na ocasião, foi realizada a apresentação do Simplifica – LEI 20.486/2020, do Programa Expresso e da Plataforma AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem da Escola de Governo).
A segunda etapa contou com análise curricular e entrevistas on-line. Já na terceira, os servidores passaram por capacitação on-line, promovida pela Escola de Governo no AVA, que contemplou parte técnica e comportamental. A carga horária total da capacitação foi de 40 horas.
Segunda turma de formação do Balcão Expresso
Nesta sexta-feira (05/11), haverá a aula inaugural da segunda turma de formação de atendentes do Balcão Expresso, onde será apresentada a legislação que criou o Programa Expresso e a metodologia do curso e seus módulos. Participarão servidores de 17 municípios goianos que foram selecionados para a implementação da ferramenta.
Sobre o Balcão Expresso
Criado pela Lei nº 20.846 de 02 de Setembro de 2020, o Balcão Expresso é um novo modelo de prestação de serviços aos cidadãos. O objetivo da proposta é promover inclusão digital local, que integra servidor, serviço e usuário de maneira ágil, prática e descentralizada.
A ferramenta disponibiliza o atendimento ao cidadão de maneira assistida e humanizada, levando os serviços digitais já disponíveis na internet às pessoas ainda sem acesso à internet ou com dificuldade de uso de equipamentos tecnológicos, promovendo acessibilidade.
Inicialmente o Balcão está sendo implantado nos municípios do Estado de que não possuem unidade Vapt Vupt e que disponibilize servidores e estrutura física para o atendimento.