Com atendimento aos sábados, cresce doação no Hemocentro
Desde que passou a funcionar aos sábados, o Hemocentro Estadual Coordenador Professor Nion Albernaz, em Goiânia, aumentou a quantidade de bolsas de sangue coletadas em 18,5%, no período de junho a outubro deste ano. A ampliação do atendimento ocorreu em junho, logo após a inauguração do novo Hemocentro. A inclusão de mais um dia de atendimento na semana foi uma determinação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e vai ao encontro dos pedidos frequentes dos doadores, que muitas vezes não dispõem de tempo para fazer suas doações durante a semana.
Desde então, foram 21 sábados com atendimentos à população, o que resultou em aproximadamente 994 doações, sejam espontâneas ou por meio das 16 campanhas internas de empresas parceiras. Esse quantitativo de doadores representou 15,6% das 6.373 bolsas coletadas no Hemocentro Coordenador, de junho até o final de outubro.
De acordo com a diretora técnica do Hemocentro Coordenador, Ana Cristina Novaes, a abertura da unidade de saúde aos sábados proporcionou mais comodidade para os doadores. “Este dia a mais para a captação de doadores beneficiou principalmente aqueles que trabalham durante a semana, para que possam ter a oportunidade de fazer sua doação”, enfatiza a diretora.
Ana Cristina lembra que os estoques ainda estão com déficit de 20%, e que o engajamento da população para doar sangue é muito importante. “Mesmo abrindo aos sábados e aumentando a coleta, nossos estoques ainda estão abaixo da meta. É importante as pessoas se conscientizarem para a realização desse ato voluntário. Com uma única doação é possível salvar até quatro vidas”, finaliza a diretora.
Quem pode doar?
Para fazer uma doação de sangue é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas.
No caso da vacina contra o novo coronavírus, é preciso esperar 48 horas após a Coronavac e sete dias após a aplicação das demais. Pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de Covid-19 devem ficar 14 dias sem poder doar, já para quem foi considerado caso suspeito ou confirmado, o prazo de inaptidão é de 30 dias após a remissão dos sintomas
A orientação é que os voluntários façam o agendamento da doação pela internet, pelo site agenda.hemocentro.org.br, ou pelo telefone 0800 642 0457, e que não deixem de usar máscara cobrindo a boca e o nariz, para irem até o local de doação.
Serviço
Doação de sangue aos sábados
Local: Hemocentro Estadual Coordenador Professor Nion Albernaz
Endereço: Avenida Anhanguera, nº 5.195, Setor Coimbra
Horário: das 8 às 12 horas
Agendamento: agenda.hemocentro.org.br ou 0800 642 0457