Corpo de Bombeiros atua com a Operação Tempestade

O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), da Semad, consegue prever desastres climáticos com três dias de antecedência. Em caso de possíveis ocorrências, a corporação será alertada, conseguindo assim promover o planejamento estratégico e orientar a população.

O Corpo de Bombeiros de Goiás executa a Operação Tempestade 2021. Um simulado realizado no Parque Vaca Brava, em Goiânia, marcou o início da ação que tem como objetivo o reforço na segurança em ocorrências de alagamentos, enxurradas, deslizamento, soterramento e queda de árvores.

As inundações provocadas por extravasamento de rios e córregos são alguns dos perigos mais comuns nos meses de chuva e motivo de grande preocupação. Uma das ações previstas para essa situação e que será desempenhada pelo CBMGO, é o desenvolvimento de vídeos educativos, com orientações para a população sobre como agir em meio às enchentes e alagamentos.

As viaturas também serão equipadas com materiais específicos para salvamento em águas rápidas, com o intuito de atender com mais celeridade as ocorrências. O efetivo da corporação deverá ainda passar por treinamentos, para lidar com ocorrências causadas pelo período chuvoso.

“Estaremos com todo efetivo empenhado em atender a toda população, nos 246 municípios, principalmente voltados a eventos dessa natureza. Nosso objetivo é minimizar acidentes e danos provocados pelas chuvas, de forma preventiva, orientando a população”, destaca o Comandante- Geral do CBMGO, Coronel Esmeraldino Jacinto de Lemos.

Durante o período da operação, o Corpo de Bombeiros Militar irá contar com apoio de informações meteorológicas, para a análise de dados e posterior elaboração de ações preventivas. O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), da Semad, atualmente consegue prever desastres climáticos com três dias de antecedência. Em caso de possíveis ocorrências, a corporação será alertada, conseguindo assim promover o planejamento estratégico e orientar a população.