Goiás recebe programa sobre cuidados paliativos

O programa conta com atividades em Ensino a Distância (EaD) sobre cuidados paliativos para não paliativistas, workshops teórico-práticos, discussões clínicas e disponibilização de um manual de cuidados paliativos

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), inicia, nesta terça-feira (09), o Programa de Cuidados Paliativos no Sistema Único de Saúde (SUS), do Ministério da Saúde, voltado para a atenção hospitalar, ambulatorial especializada e atenção domiciliar. A abertura das atividades será às 14h no auditório do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), em Goiânia. 

Com o objetivo de capacitação de equipes do SUS e implementação de protocolos para cuidados paliativos, a duração estimada do programa é de dez meses. O projeto espera beneficiar pacientes que enfrentam doenças ameaçadoras de vida e seus familiares e será desenvolvido no HGG, que representa a atenção hospitalar e de especialidades; e no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), que conta com um Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). 

O programa conta com atividades em Ensino a Distância (EaD) sobre cuidados paliativos para não paliativistas, workshops teórico-práticos, discussões clínicas e disponibilização de um manual de cuidados paliativos. Para  monitorar o andamento do projeto serão realizadas reuniões periódicas com os serviços após o término da fase de  apoio à implementação, para monitorização e suporte na interpretação dos indicadores coletados e supervisão   clínica à distância.

Para Sandro Rodrigues, superintendente de Atenção Integral à Saúde da SES-GO, o impacto do programa para o Estado é bem positivo. “Vamos fortalecer os processos de trabalho relacionados aos Cuidados Paliativos na atenção hospitalar, ambulatorial e domiciliar”, destaca Sandro.