Matrículas para escolas de tempo integral estão abertas

Todas as matrículas para as escolas de tempo integral deverão ser realizadas presencialmente na unidade escolar (Foto: Seduc)

As escolas de tempo integral da rede pública estadual, chamadas de Centros de Ensino em Período Integral (Cepis), vão abrir 40 mil vagas para 2022. As matrículas já começaram e vão até 12 de novembro para veteranos que forem renovar sua matrícula. Para novos estudantes, o período segue até 8 de dezembro.

Todas as matrículas para as escolas de tempo integral deverão ser realizadas presencialmente na unidade escolar. A partir deste ano, o sistema de matrículas on-line será exclusivo para as escolas de tempo regular.

Para a secretária de Estado de Educação, Fátima Gavioli, essa medida tem o objetivo de sensibilizar os pais e/ou responsáveis, que terão a oportunidade de conhecer melhor a estrutura física dos Cepis e sua proposta pedagógica visitando a unidade.

As vagas serão distribuídas em 269 escolas de tempo integral. Desse total, 105 são novos Cepis, que funcionavam antes em período parcial e vão ampliar sua carga horária no início de 2022. Confira aqui a lista de todas as escolas estaduais de tempo integral de Goiás.

A conversão de escolas regulares em Cepis e a expansão do número de escolas de tempo integral atendem aos planos Nacional e Estadual de Educação. Esses planos estabelecem a meta de, até 2024, oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas e atender, pelo menos, 25% dos alunos da Educação Básica.

Resultado
Um estudo do Instituto Sonho Grande e Instituto Natural baseado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador da Educação no país, mostrou que as escolas de tempo integral tiveram uma pontuação 63% maior do que as escolas regulares.

Os alunos das escolas de tempo integral também obtiveram melhor desempenho em Língua Portuguesa e em Matemática nas provas do Ideb. Nas escolas regulares, a média foi 285 e 283,2 respectivamente. Já nas escolas de tempo integral, a média foi 300,9 e 299,9, respectivamente.

Metodologia
O objetivo do Cepi é o desenvolvimento integral do estudante, em todas as suas dimensões (intelectual, física, emocional, cultural e social). A jornada escolar é de 7 ou 9 horas por dia, preenchidas com aulas e atividades práticas, como experimentos em laboratório, projetos científicos e clubes juvenis.

Os Cepis seguem metodologias e disciplinas diferentes das escolas regulares. Além das matérias obrigatórias, como Língua Portuguesa, Matemática e Química, os estudantes podem ter aulas de empreendedorismo, robótica, culinária, games e outros temas. Essas matérias optativas, chamadas de eletivas, são escolhidas pelos alunos no início do ano, de acordo com seus interesses e afinidades.

A escola de tempo integral de ensino médio também possui uma matéria específica para o autoconhecimento e planejamento para o futuro: o Projeto de Vida. Neste componente curricular, o estudante é incentivado a reconhecer seus sonhos e aptidões e estabelecer metas para o futuro acadêmico, profissional e pessoal.

Saiba mais sobre a matriz curricular dos Cepis e as metodologias de ensino deste modelo aqui.