Matrículas para escolas de tempo integral estão abertas
As escolas de tempo integral da rede pública estadual, chamadas de Centros de Ensino em Período Integral (Cepis), vão abrir 40 mil vagas para 2022. As matrículas já começaram e vão até 12 de novembro para veteranos que forem renovar sua matrícula. Para novos estudantes, o período segue até 8 de dezembro.
Todas as matrículas para as escolas de tempo integral deverão ser realizadas presencialmente na unidade escolar. A partir deste ano, o sistema de matrículas on-line será exclusivo para as escolas de tempo regular.
Para a secretária de Estado de Educação, Fátima Gavioli, essa medida tem o objetivo de sensibilizar os pais e/ou responsáveis, que terão a oportunidade de conhecer melhor a estrutura física dos Cepis e sua proposta pedagógica visitando a unidade.
As vagas serão distribuídas em 269 escolas de tempo integral. Desse total, 105 são novos Cepis, que funcionavam antes em período parcial e vão ampliar sua carga horária no início de 2022. Confira aqui a lista de todas as escolas estaduais de tempo integral de Goiás.
A conversão de escolas regulares em Cepis e a expansão do número de escolas de tempo integral atendem aos planos Nacional e Estadual de Educação. Esses planos estabelecem a meta de, até 2024, oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas e atender, pelo menos, 25% dos alunos da Educação Básica.
Resultado
Um estudo do Instituto Sonho Grande e Instituto Natural baseado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador da Educação no país, mostrou que as escolas de tempo integral tiveram uma pontuação 63% maior do que as escolas regulares.
Os alunos das escolas de tempo integral também obtiveram melhor desempenho em Língua Portuguesa e em Matemática nas provas do Ideb. Nas escolas regulares, a média foi 285 e 283,2 respectivamente. Já nas escolas de tempo integral, a média foi 300,9 e 299,9, respectivamente.
Metodologia
O objetivo do Cepi é o desenvolvimento integral do estudante, em todas as suas dimensões (intelectual, física, emocional, cultural e social). A jornada escolar é de 7 ou 9 horas por dia, preenchidas com aulas e atividades práticas, como experimentos em laboratório, projetos científicos e clubes juvenis.
Os Cepis seguem metodologias e disciplinas diferentes das escolas regulares. Além das matérias obrigatórias, como Língua Portuguesa, Matemática e Química, os estudantes podem ter aulas de empreendedorismo, robótica, culinária, games e outros temas. Essas matérias optativas, chamadas de eletivas, são escolhidas pelos alunos no início do ano, de acordo com seus interesses e afinidades.
A escola de tempo integral de ensino médio também possui uma matéria específica para o autoconhecimento e planejamento para o futuro: o Projeto de Vida. Neste componente curricular, o estudante é incentivado a reconhecer seus sonhos e aptidões e estabelecer metas para o futuro acadêmico, profissional e pessoal.
Saiba mais sobre a matriz curricular dos Cepis e as metodologias de ensino deste modelo aqui.