Aluna de Rio Verde conta como dispositivo de visão artificial impactou a rotina

Filha da diarista Maria José da Silva, Bárbara é apaixonada pelas atividades de arte e educação física e sonha com as possibilidades do futuro. “Adoro desenhar e pintar” (Foto: Seduc)

É com um pedido especial ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que a aluna Bárbara Silva, de 16 anos de idade, se despediu da nossa equipe de reportagem após entrevista realizada no Colégio Estadual Alvino Pereira Rocha, em Rio Verde. “Governador Ronaldo Caiado, espero te reencontrar mais uma vez”, escreveu a jovem utilizando o Braille.

Matriculada na cursa a 2ª série do Ensino Médio, Bárbara remete ao encontro que teve com o governador durante a inauguração do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Sebastião do Vale, em Rio Verde, no final do mês de outubro.

Na ocasião, a estudante, que é deficiente visual desde o nascimento, recebeu das mãos do governador Ronaldo Caiado um dispositivo de visão artificial que está mudando a sua vida: os óculos OrCam MyEye. O aparelho, adquirido pelo Governo de Goiás, auxilia no reconhecimento de cores, objetos e na leitura de textos.

“O aparelho tem me ajudado a desenvolver minhas atividades e a reconhecer o que antes eu tinha dificuldades”, afirma Bárbara. Ela conta que agora é possível ter uma vida mais produtiva também da fora da escola: “Com os óculos, eu consigo reconhecer, por exemplo, cédulas de dinheiro e produtos”.

Mas é dentro da sala de aula que a aluna começa a sentir a diferença. De acordo com a educadora Sandra Marlene Oliveira Rodrigues, que acompanha a estudante há 10 anos, os óculos têm garantido uma maior agilidade na dinâmica escolar. “Por meio do reconhecimento de cores, objetos e da presença de pessoas, Bárbara pode interagir melhor”, ressalta.

Sonhos

Filha da diarista Maria José da Silva, Bárbara diz que para melhorar ainda mais sua vida, seu sonho é ter um cão-guia: “Eu escolhi não usar a bengala para me movimentar, então preciso das pessoas; com o cão-guia, eu poderei ter mais liberdade para isso”.

Estudante da rede estadual de Educação há dois anos, a jovem se diz apaixonada pelas atividades de arte e educação física e sonha com as possibilidades do futuro. “Adoro desenhar e pintar”, conclui a estudante.