Governo entrega aparelho de leitura para estudantes de Aparecida de Goiânia
Transformar a vida das pessoas. Essa é uma das missões do Governo de Goiás. Dentro desse trabalho foi realizada nesta quinta-feira, 11, a entrega de aparelhos de tecnologia assistiva para estudantes cegos da rede municipal de educação de Aparecida de Goiânia. Com os aparelhos, os estudantes agora podem ter uma nova perspectiva de vida.
A estudante Ana Júlia foi uma das que recebeu o equipamento. Ela, que estuda na Escola Municipal Pontal Sul, destaca que se sente feliz com o dispositivo de leitura artificial. “Eu gostei de ter esses óculos. É muito legal. Vai me ajudar bastante a ler os textos da escola e os livros que a professora pede. Eu estou muito, mais muito feliz com esses óculos”, enfatizou a jovem.
Foram investidos mais de R$ 2,5 milhões na aquisição dos aparelhos, que visam dar maior dignidade aos estudantes das escolas públicas de todo o estado. Ao todo, 156 equipamentos foram adquiridos e estão sendo entregues tanto para estudantes da rede estadual de Educação, quanto das redes municipais. A ação é feita em parceria com o Gabinete de Políticas Sociais do governo estadual.
O Gerente de Educação Especial, Weberson de Oliveira, foi responsável por treinar os beneficiários para o uso dos equipamentos. Para ele, o trabalho é gratificante e a alegria em ver os estudantes querendo aprender e se tornando cada vez mais autônomos é contagiante. Weberson de Oliveira enfatizou ainda que a cada treinamento fica mais encantado com o trabalho que vem sendo executado na área da inclusão.
Outro beneficiado foi o professor José Roberto, que aproveitou a ocasião para destacar a importância da ferramenta para a realização do seu trabalho. “Estou muito satisfeito porque ele vai me dar mais autonomia para ler livros, identificar notas e cores”.
Além do professor, receberam os equipamentos os estudantes Pedro Henrique dos Santos e Davi Augusto da Silva, da Escola Municipal Ari Caetano da Costa; Kallebe Lucas Silveira e Isabellyn Sundré Pacheco, do Colégio Estadual Olentino Xavier; Estefanni Sophia dos Santos, da Escola Municipal Caraíbas; Anna Júlia Rodrigues, da Escola Municipal Pontal Sul; e Bruna Vitória do Nascimento, da Escola Municipal Vera Cruz. Todos estudantes do município de Aparecida de Goiânia.