Em Goiás, 130 mil alunos farão provas do Saeb

Provas do Saeb serão aplicadas de 17 de novembro a 10 de dezembro (Foto: Seduc)

Os alunos da rede estadual de educação vão realizar, entre os dias 17 de novembro e 10 de dezembro, as provas do Sistema Nacional da Avaliação da Educação Básica (Saeb). O Saeb é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao governo federal realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

Em Goiás, são 75 polos de aplicação distribuídos em 40 Coordenações Regionais de Educação (CREs) e 130 mil alunos serão avaliados. As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

São realizados testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública, e uma amostra na rede privada. O Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

O Sistema de Avaliação da Educação Básica permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade do ensino oferecido aos estudantes. O resultado da avaliação oferece subsídios para a elaboração, monitoramento e aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.