Reunião apresenta painel de espera por cirurgias eletivas
O secretário Ismael Alexandrino conduziu nesta quinta-feira (18), 10ª reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de 2021. O encontro, que teve o modelo híbrido de participação – presencial e remoto -, apresentou pautas importantes como a criação do painel de espera por cirurgias eletivas. Participaram os superintendentes da Secretaria de Estado da Saúde, a presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), Verônica Savatin, secretários municipais de Saúde, dentre outros representantes da área da saúde.
Entre os assuntos abordados e discutidos está a transparência das filas de cirurgias. Em um trabalho conjunto de várias áreas da SES, foi possível criar um painel disponibilizado no site da Secretaria para que o usuário do SUS tenha acesso à fila dos procedimentos cirúrgicos eletivos.
Pelo painel, a pessoa que aguarda pode visualizar em qual local está na fila, qual o hospital perfil para o atendimento, dentre outras informações. Segundo Alexandrino, essa medida dará mais segurança ao cidadão que aguarda atendimento e promove transparência nos serviços de Saúde. Clique AQUI e acesse o painel.
Uso da máscara
Também foram discutidas a reorganização da assistência neonatal no Estado, visando qualificar o atendimento deste público e a nova forma de distribuição de doses de vacina contra Covid-19. Atualmente mais de 568 mil pessoas não tomaram a 1ª dose da vacina e ainda 943 mil não compareceram aos locais de saúde para receberem a 2ª dose.
Por causa disso, foi recomendado que os municípios ampliem a divulgação e implementem estratégias para aumentar a quantidade de doses aplicadas da vacina. Outra recomendação é que todos os municípios devem desobrigar o uso de máscaras a partir da cobertura de 70% das duas doses da população geral.
Leitos UTI geral
Outro tema importante foi o aumento de leitos UTI Geral, desabilitando leitos direcionados ao tratamento do Covid-19 – já que os números de atendimento vêm diminuindo -, e ampliando vagas para os usuários em geral. Foi apresentada proposta de repasse de recursos financeiros do Estado aos municípios para o fortalecimento das ações de Vigilância em Saúde e ainda uma prestação de contas sobre a execução de emendas parlamentares.
E foram pactuadas na CIB a habilitação de motolâncias para o SAMU 192, a ampliação de frota de ambulância dos municípios, a atualização do Plano de Contingência Estadual de Leitos de UTI e de Suporte Ventilatório Pulmonar para pacientes Covid-19, a atualização do fluxo de transplantes, dentre outros assuntos. Confira todos as pautas da CIB (AQUI).
Comissão Intergestores Bipartite – CIB
É o fórum permanente de negociação entre o Estado e os municípios na implantação e operacionalização do Sistema Único de Saúde (SUS). É portanto um colegiado de articulação, negociação, pactuação consensual, de caráter deliberativo, para definição das políticas públicas de saúde, propiciando um espaço para o fortalecimento da governança do SUS.
Como colegiado bipartite, a CIB é composta paritariamente por representantes da Secretaria de Estado da Saúde e pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS).