HCN discute saúde do homem

O nutrólogo Gustavo Avelar ministrou uma palestra com tema “Longevidade saudável masculina”, abordando temas como andropausa e vida saudável. Na ocasião ele explicou também como as inflamações crônicas aceleram o adoecimento das pessoas (Foto: Adrianne Vitoreli/SES-GO)

O nutrólogo Gustavo Avelar ministrou uma palestra sobre o  tema “Longevidade saudável masculina” para colaboradores do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), localizado em Uruaçu. O evento faz parte da programação da unidade na campanha Novembro Azul, movimento internacional criado para a conscientização e prevenção do câncer de próstata.

O médico explicou como as inflamações crônicas aceleram o adoecimento das pessoas, a importância da Vitamina D, já chamada e considerada hormônio D, que tem função importante na proteção cardiovascular, redução da hipertensão arterial e glicemia, função anti-inflamatória, prevenção ao câncer e à osteoporose.

Outro assunto abordado foi a andropausa, que acontece no homem, à exemplo da menopausa na mulher, momento em que os níveis de testosterona diminuem entre 40 a 55 anos e sintomas como ansiedade, perda da força, alterações de humor, distúrbios do sono, depressão, obesidade, redução da performance sexual, entre vários outros. “É possível uma reposição hormonal que pode reduzir todos esses sintomas e ainda prevenir o câncer de próstata, a obesidade e o infarto precoce”, explicou Gustavo.

Para uma vida saudável, o nutrólogo recomendou alimentação com reduzida ingestão de carboidratos, açúcares, gorduras trans, atividade física regular, exames periódicos que possam prevenir as doenças e reposição hormonal quando for necessário.