Governo promove ação em memória das vítimas de trânsito

De acordo com o presidente do Detran-GO, Marcos Roberto Silva, a data é celebrada como um momento de reflexão sobre os impactos dos acidentes na vida de todos e a responsabilidade de cada um na prevenção (Foto: Fernando Leite)

O Governo de Goiás, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO), promove ação em homenagem às vítimas e familiares de vítimas de acidentes automobilístico neste sábado e domingo (20 e 21/11), como parte da programação do Mutirão Iris Rezende, que acontece na Avenida Mangalô, Praça da Feira, no Setor Morada do Sol. No domingo, é celebrado o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito.

Durante o mutirão, equipes de educadores do Detran-GO, em parceria com representantes da Associação dos Acidentados do Estado de Goiás (Aciteg), realizarão atividades para enfatizar a importância do respeito à faixa de pedestre. Os educadores também desenvolverão didáticas com óculos 3D que simulam a sensação da embriaguez e do uso de drogas ilícitas.

Haverá ainda ação voltada a crianças e adolescentes. Eles poderão participar da atividade interativa Minha Cidade Legal (um tapete pedagógico com seis quadrantes para que os pequenos sejam incentivados a montar de forma lúdica uma mini-cidade). Os quadrantes integram o programa Detranzinho, que busca incentivar comportamentos seguros no trânsito por meio da metologia do Aprender Fazendo, da Lego Education.

Promover mudança
Dados da Secretaria de Segurança Pública alertam para a necessidade da adoção de uma postura mais segura no trânsito por motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. No último ano, foram registrados 78.931 acidentes que resultaram na morte de 1.500 pessoas no Estado. Neste ano, até a última quinta-feira (18), foram 73.240 sinistros com 1.430 vítimas fatais.

De acordo com o presidente do Detran-GO, Marcos Roberto Silva, a data é celebrada como um momento de reflexão sobre os impactos dos acidentes na vida de todos e a responsabilidade de cada um na prevenção. “Estudos apontam que aproximadamente 90% dos acidentes ocorrem por falha humana, seja por imprudência ou imperícia. Ou seja, mudar essa realidade depende de cada um de nós”, enfatiza.

Marcos Roberto esclarece que a atuação do Estado na prevenção de acidentes tem sido cada dia mais firme. Na última quarta-feira (17), Goiás foi uma das primeiras unidades federativas a aderir ao Plano Nacional de Prevenção de Acidentes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), uma soma de esforços entre iniciativas pública e privada, que busca reduzir em 50% o número de mortos no trânsito até 2028.