OVG distribui mais 6 mil cestas básicas na região Noroeste

Governador Ronaldo Caiado e a presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, primeira-dama Gracinha Caiado, em Goiânia, durante Campanha de Combate à Propagação do Coronavírus: “Este é um momento de unirmos forças para vencer a fome em Goiás”, diz Caiado (Foto: Secom)

O Governo do Estado, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) e do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), alcançou a marca de mais de 200 mil cestas básicas entregues para famílias em situação de vulnerabilidade social apenas em Goiânia durante a Campanha de Combate à Propagação do Coronavírus, iniciada em março de 2020.

Desde a última quarta-feira (17), 6 mil famílias da Região Noroeste da capital recebem alimentos de qualidade, em ação que faz parte da quarta etapa da campanha e integra as frentes de trabalho da gestão estadual dentro do Mutirão Iris Rezende Governo de Goiás, que será realizado neste final de semana.

“Este é um momento de unirmos forças para vencer a fome em Goiás”, afirmou o governador Ronaldo Caiado. “Desde o início da pandemia, no ano passado, nós já distribuímos quase um milhão de cestas básicas em todos os 246 municípios de Goiás”, citou. “Veja bem: não são só cestas, são um milhão de famílias com comida na mesa, com dignidade e com o amparo necessário do Governo”, destacou. “Nunca antes se viu algo parecido como o que estamos fazendo agora. A cada ação dessa estamos devolvendo Goiás aos goianos”, pontuou.

Entre as famílias beneficiadas com os alimentos, uma chamou a atenção. Ao passarem pela Vila Mutirão, os voluntários da OVG conheceram Rosana Barbosa Pereira, 54 anos. Dona de casa, ela vive com outras cinco pessoas, duas delas crianças, em uma casa simples e diz que a cesta básica chegou quando mais precisava. “Só quem precisa sabe o quanto esse alimento é bem-vindo. Muitas pessoas pensam que é pouco, mas essa doação é o que nos mantém íntegros, sem a dor da fome. Eu só tenho a agradecer a todos vocês por olharem por nós, por verem a nossa dificuldade e nos ajudarem. Só Deus para retribuir o que fizeram pela minha família”, agradeceu Rosana.

Dona de casa Rosana Barbosa Pereira, 54 anos, recebe cesta básica do Governo de Goiás em ação realizada na quarta-feira (17/11), na Região Noroeste de Goiânia (Foto: Lucas Dellamare)

As entregas são feitas de casa em casa por colaboradores da OVG e voluntários da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater). Durante a distribuição, as equipes utilizam máscaras, luvas e álcool 70% para garantir maior segurança e evitar a infecção pelo coronavírus.

“Eu costumo dizer que, quando nossas equipes vão até as famílias que mais precisam, temos ali a certeza de que aquele alimento fará a diferença na vida dessas pessoas”, comentou a presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, primeira-dama Gracinha Caiado. “Sabemos que muitas famílias estão em situação difícil diante da crise causada pela pandemia, e a garantia do alimento na mesa é o direito básico e fundamental do qual o governador Ronaldo Caiado não abre mão”, destacou.

Campanha
Desde que teve início, em março do ano passado, a Campanha de Combate à Propagação do Coronavírus já levou quase 1 milhão (941.383 unidades) de cestas básicas a todos os 246 municípios de Goiás, além de assentamentos rurais, acampamentos e comunidades quilombolas. Também foram doados 677 mil frascos de álcool 70% e mais de dois milhões (2.270.305 unidades) de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como máscaras de tecido ou descartáveis, capotes, aventais, luvas, macacões, protetores faciais, óculos de proteção, propés, toucas e visores de proteção.