Enem: 70% dos estudantes da rede estadual comparecem ao primeiro dia de prova

"Nossos estudantes não ficaram desassistidos durante a pandemia”, assegurou a secretária Fátima Gavioli (Foto: Seduc)

Em entrevista à imprensa na tarde de domingo (21), a secretária da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, informou que dados levantados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) indicam que a participação dos estudantes da rede pública estadual de ensino, no primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, alcançou 70%. Segundo informou, ainda, a secretária, esse percentual é visto, pela Secretaria, como positivo, consideradas as dificuldades deste momento da pandemia de coronavírus. Em Goiás, 129.032 pessoas se inscreveram no Enem 2021, sendo que cerca de 55 mil são alunos da rede pública estadual.

“A Educação como um todo, no Brasil e no mundo, foi prejudicada duramente. O que nós fizemos foi trabalhar muito para garantir às nossas crianças, a esses jovens, as condições que eram possíveis, de imediato, como tiveram que ser, de acesso, de conectividade, de cuidados”, afirmou a secretária. Para Fátima Gavioli, a participação dos alunos nestas provas, ainda em meio à pandemia, reflete esse trabalho cuidadoso, os projetos, as ações que asseguraram a continuidade das atividades da Educação. “Nossos estudantes não ficaram desassistidos durante a pandemia”, assegurou a secretária.

Fátima Gavioli acompanhou o primeiro dia de provas do Enem 2021 em duas escolas da rede estadual: os colégios Maria Rosilda Rodrigues, em Aparecida de Goiânia, e Roberto Civita, em Goiânia, onde conversou com a imprensa. Na entrevista, a secretária também comentou sobre o tema da Redação do Enem 2021 – ‘Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil’. “A Redação trouxe um tema social, uma proposta sobre a inclusão, o acesso aos direitos. Achei importante e uma boa oportunidade de os estudantes refletirem sobre a cidadania, os direitos das pessoas, veja bem, até em relação aos documentos básicos do cidadão. Gostei muito!”, disse Fátima Gavioli.

Prioridade
Os investimentos do Governo de Goiás na área da Educação têm foco na melhoria da aprendizagem e na promoção da formação para a vida, da inclusão e da equidade. Neste sentido, as práticas para um bom desempenho dos jovens estudantes das escolas públicas estaduais no Enem ganharam, desde o início desta gestão, atenção especial. Mais especificamente na preparação para as provas do Exame, se destacam:

• Projeto Goiás Bem no Enem, que vem sendo reformulado e ampliado do ponto de vista pedagógico: Segunda-feira: “Segundou” – Dicas sobre temas diversos; Terça-feira: Listas – Desafios Weekend; Quarta-feira: Maratona de resolução de questões – padrão Enem; Quinta-feira: Minuto Enem – Dicas importantes sobre os componentes curriculares, com maior incidência no Enem; Sexta-feira: “Sextou”- Resumos/Análises de livros literários; Sábado: “Sabadou” – Goiás Bem no Enem na TV.

Além dessa programação, há, ainda, ações voltadas à potencialização da aprendizagem dos estudantes da 3ª série do ensino médio:

• Intensivão de Língua Portuguesa e Matemática – 3ª Série em FOCO. São aulas transmitidas aos sábados, ao vivo, a partir das 09h, pelo canal da Seduc-GO, no YouTube, logo após o Goiás Bem no Enem na TV, que tem transmissão pela TV Brasil Central, a partir das 08h30.
  • Aulões de vários componentes curriculares – transmitidos, ao vivo, a partir das 10h30, para todas as unidades escolares da rede estadual de ensino.