Saneago participa da Virada Ambiental 2021

O Projeto Virada Ambiental é um evento anual, instituído pela Lei nº 20.552, de 11 de setembro de 2019, em que se comemora no dia 22 de novembro, o “Dia Estadual da Consciência Ambiental”

A Saneago participa da Virada Ambiental 2021, que vai até sexta-feira (26). O projeto é coordenado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e visa a melhoria da qualidade ambiental nos municípios goianos.  A abertura ocorreu na Escola de Agronomia da UFG.

Em sua terceira edição, a Virada Ambiental 2021 teve início com o plantio de 1.200 mudas de árvores nativas do Cerrado na Área de Preservação Permanente (APP) do Córrego Samambaia, além do plantio em linha com maquinário e ações de combate a incêndio.

A ocasião contou com a presença de 80 pessoas, entre representantes da Saneago, incluindo a superintendente Camila Roncato, que participa também das reuniões de planejamento e articulação.

Durante a abertura, a gestora ressaltou a importância da preservação do Cerrado, considerando que a degradação desse bioma traz graves consequências para o meio ambiente e para o ser humano. “Quando o plantio em Áreas de Preservação Permanente (APPs) e nascentes é priorizado, isso ajuda a amenizar a crise hídrica, favorecendo a segurança para o abastecimento público no estado”, pontou Camila. 

A Saneago é parceira e integra ativamente o projeto. Nesta edição, a Companhia está doando em média 300 mudas por município aderidos e já contabilizou 3.500 mudas doadas (número que deve subir ainda mais até o fim do mês).

Em todo o estado, a Virada Ambiental contemplará este ano 178 municípios, sendo que cada um vai plantar 2 mil mudas. Além disso, o projeto foi expandido para mais sete estados brasileiros e três países – Chile, Espanha e Portugal. A ação está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e tem o objetivo de sensibilizar a sociedade quanto ao valor do plantio de espécies nativas para a conservação da biodiversidade. 

Desde 2019, foram plantadas mais de 500 mil mudas, em mais de 217 municípios goianos. O projeto conta com a parceria e o apoio de diversas instituições públicas, governamentais e da sociedade civil, ligadas ao meio ambiente, ao ensino e à pesquisa, bem como das prefeituras que aderiram à proposta. Além da Saneago, são parceiros a Associação Goiana de Municípios (AGM), Federação Goiana de Municípios (FGM), Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (CMARH/Alego), Semad, Emater, Crea-GO, Seapa e MP-GO, entre outros. 

O Projeto Virada Ambiental é um evento anual, instituído pela Lei nº 20.552, de 11 de setembro de 2019, em que se comemora no dia 22 de novembro, o “Dia Estadual da Consciência Ambiental”.