Saneago apresenta sistemas de abastecimento que atendem Anápolis

Serviço de abastecimento universalizado em Anápolis beneficia mais de 380 mil pessoas, por meio de dois mil quilômetros em extensão de redes de distribuição (Imagem: Saneago)

Com 99,5% da população atendida com água tratada, o terceiro maior município do Estado de Goiás tem o serviço de abastecimento universalizado. Em Anápolis, o benefício chega a mais de 380 mil pessoas, por meio de dois mil quilômetros em extensão de redes de distribuição.

Os dois sistemas produtores principais, utilizam captação superficial, e são complementados por sistemas independentes de poços artesianos. O Sistema Piancó atende 83% da população, enquanto o Sistema Daia – operado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) – é responsável pelo abastecimento de 16% da população. Já os sistemas independentes abastecem o 1% restante de usuários.

Para o Sistema Piancó, que é composto por três captações de superfície, são utilizados os mananciais Piancó, Anicuns e Capivari. A Captação Piancó 1 tem vazão de 1.010 litros/segundo, a Captação Capivari conta com vazão de 250 l/s e, a Captação Piancó 2, de 700 l/s – sendo que as captações Capivari e Piancó 2 são acionadas apenas durante a estiagem, nos meses de julho a dezembro. Em relação às Estações de Tratamento de Água (ETAs), são duas unidades, sendo uma Convencional com capacidade de tratamento de 860 l/s e uma Compacta, que trata 150 l/s.

Já o Sistema Daia capta água no Ribeirão Caldas. Ele é constituído pela Captação Caldas, que apresenta vazão de 300 l/s, e pela ETA Caldas, cuja capacidade de tratamento é de 300 l/s. O contrato de fornecimento de água da Saneago com a Codego, no caso, é de 150 l/s. Este Sistema atende a Região Sul de Anápolis, ao passo que o Sistema Piancó, geograficamente, abrange todo o restante do município.

Sobre os sistemas independentes, a vazão captada através de poços artesianos atinge cerca de 100 l/s. A água proveniente deles é destinada à complementação do Sistema Piancó, exclusivamente, para os bairros Branápolis, Condomínio Royal Life e Santos Dumont, além dos seguintes povoados anapolinos: Goialândia, Interlândia e Joanápolis.

Integração

Desde 2020, Anápolis conta com a possibilidade de integração entre os sistemas Piancó e Daia, para períodos de elevada demanda e possível redução de vazão do Ribeirão Caldas. Isso permite bombear 160 l/s de vazão extra para o Sistema Daia, abastecendo 95% da cidade por meio do Sistema Piancó. Esse complexo, que funciona através de duas adutoras de 2.700 metros cada e duas Estações de Bombeamento de Água Tratada (EEATs), foi um dos fatores que contribuíram para a regularidade do abastecimento em Anápolis durante a estiagem de 2021.

Sala de Situação

Lançada no último mês de outubro a Sala de Situação Hídrica de Anápolis, está disponível no site da Saneago. A ferramenta de transparência oferece aos clientes o acompanhamento, em tempo real, das vazões do Ribeirão Piancó e do Córrego Capivari, bem como mapas e gráficos que mostram os níveis dos reservatórios da cidade. Ao navegar pela Sala Virtual, o morador consegue, ainda, localizar o reservatório que abastece o seu bairro e verificar a situação do abastecimento de água tratada que chega em sua residência.