Saberes UEG fala sobre O lugar das mulheres negras na universidade

Um dos objetivos do Saberes UEG é manter vivo o convite para que a comunidade da UEG leia e releia o que já se sabe e que avance, por mais desafiador que seja, em novos conhecimentos (Foto: Secom)

O programa Saberes UEG dessa segunda-feira, 22 de março, vai falar sobre “O lugar das mulheres negras na universidade”. A live será ministrada pela professora Dr.ª Lorena Francisco de Souza e a mediação ficará por conta da professora Drª Ceiça Ferreira ambas da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Não há necessidade de inscrição para participar.

O Programa Saberes UEG é produzido pela Pró-reitoria de Graduação da Universidade Estadual de Goiás (PrG|UEG) e veiculado pela UEG TV. O programa tem por objetivo promover encontros de formação com docentes e servidores administrativos da UEG, sendo aberto também a alunos e à comunidade externa à Universidade.

Essa terceira etapa de formação continuada do Programa está sendo realizada sempre às segundas-feiras, às 17h, transmitida nos canais www.tv.ueg.br ou www.youtube.com/uegtv.

Sobre a convidada

UEG-SABERES

Lorena Francisco de Souza – Possui doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás e graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em ensino de Geografia e diversidade, relacionando gênero, relações étnico-raciais, formação de professores e ensino de Geografia

Saberes UEG

Para a pró-reitora de Graduação da UEG, professora Suely Cavalcante, o Programa Saberes UEG é importante tendo em vista que não é possível conceber uma universidade, ou seja, uma casa de formação, que não se coloca no caminho da formação. “A legitimidade de uma ação de formação continuada é real quando a universidade assume que não basta a ela ser mestra, deve também ser aprendiz”, destaca.

Ela ressalta que o Programa quer manter viva a chama do conhecimento, da ciência, “soprando as cinzas dos preconceitos e opiniões que turvam as nossas visões, cultivando com intensidade a arte de pensar”. Um dos objetivos do Saberes UEG é manter vivo o convite para que a comunidade da UEG leia e releia o que já se sabe e que avance, por mais desafiador que seja, em novos conhecimentos.

“A institucionalização do Saberes UEG foi meio de explicitar que precisamos ousar na construção de novos ambientes e métodos de ensino e aprendizagem, especialmente, que estejam fundados na cooperação. A UEG quer cultivar cada vez mais a cultura do intercâmbio de saberes, conhecimentos e sensibilidades, sustentada em duas premissas simples: “preciso de ajuda” e “posso ajudar””, destaca Suely Cavalcante.