Governo anuncia novas ações de qualificação no Turismo para 2022

Encontro Estadual – Programa Turismo 4.0 reuniu autoridades, empresários e gestores públicos das 10 regiões turísticas de Goiás, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. (Foto: Goiás Turismo)

O Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo,  realizou, nesta quarta-feira (24), o Encontro Estadual do Programa Turismo 4.0, com a participação de 80 municípios goianos das 10 regiões turísticas do Estado. O evento reuniu cerca de 300 participantes, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, para discutir governança, posicionamento de mercado e novos projetos para 2022.

Prefeitos, secretários, parlamentares e representantes do trade turístico prestigiaram o encontro, onde também foi feito um balanço das ações realizadas durante todo o ano de 2021. Além disso, dois palestrantes apresentaram temas atuais para setor: “Presença digital, tendências e oportunidades para destinos turísticos goianos”, com Lipe Camanzano, que já liderou grandes empresas de turismo, como a Decolar.com, e “Turismo criativo, redes de cooperação e impacto territorial” com Karina Zapata, mestre em Política e Gestão da Cultura pela Universidade Autônoma de Barcelona.

Na solenidade de abertura, o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, destacou a união de todos os segmentos ligados ao setor durante a crise causada pela pandemia. Ele afirmou que deve  ampliar o convênio com o Sebrae-GO para dar continuidade  às ações de qualificação nas 10 regiões turísticas. “O evento de hoje é muito emblemático para todos nós. Eu desafio a minha equipe e desafio vocês para que 2022 seja o grande ano do Turismo, da história de Goiás “, afirmou.

Os participantes se mostraram animados com a retomada do setor. O presidente da Federação Goiana de Municípios, Haroldo Naves, ressaltou a importância do turismo na geração de emprego e renda. “Houve um prejuízo grande com a pandemia. Essa capacitação oferecida pela Goiás Turismo e Sebrae-GO é um passo importante para a recuperação ”, ressaltou.

Para a diretora de meio ambiente e turismo da Prefeitura de Jandaia, Marta Brito, o Programa Turismo 4.0 foi fundamental no planejamento das ações do município, de acordo com a sua vocação. “Hoje saio do evento inspirada e com grande expectativa para o ano que vem”, comemorou.

A secretária de Turismo de Pirenópolis, Vanessa Leal, parabenizou a iniciativa da Goiás Turismo. “Essa parceria com o Sebrae foi muito feliz para trazer para nós,  que estamos na ponta, mais qualificação. Esperamos que essa parceria continue “, acrescentou.

O presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio (Cetur), Ricardo Rodrigues, disse que há muitos anos não havia integração entre o poder público e a iniciativa privada, como ocorre atualmente na gestão da Goiás Turismo.

Na avaliação da gestora de turismo do Sebrae-GO,  Priscila Vilarinho, os resultados do programa vão além das consultorias e capacitações realizadas com gestores públicos e empresários dos 79 municípios turísticos durante todo o ano. “O que a gente vê pela frente é o fortalecimento da governança. É o que mais precisamos nesse momento. Nossa intenção é continuar trabalhando no fortalecimento dessas regiões turísticas”, pontuou.

Segundo o coordenador de estruturação e produtos turísticos da Goiás Turismo,  Luciano Guimarães , a equipe da agência percorreu mais de 7 mil quilômetros na realização dos encontros regionais, ouvindo as demandas, debatendo projetos e promovendo capacitação.  Ele comemorou a grande participação no encontro estadual. “Hoje, todas 10 regiões turísticas estão representadas no evento e recebemos outros municípios interessados em entrar para o Mapa do Turismo. Saio daqui muito feliz com essa grande participação de cerca de 300 pessoas, de 80 municípios. Isso mostra o interesse de todos em trabalhar em equipe. É isso que vai fazer a gente voltar com tudo no pós-pandemia.”

Presenças
Prestigiaram o Encontro Estadual, o presidente da GoiásFomento, Rivael Aguiar; o presidente da Goiás Parcerias, Diego Soares; o presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Haroldo Naves;  Diretor de Atendimento e Relacionamento do Sebrae-GO, Marcelo Lessa; gerente-adjunta da unidade do Sebrae Nacional, Karen Sitta; presidente da Agência de Turismo, Eventos e Lazer de Goiânia, Valdery Júnior; deputado estadual, Virmondes Cruvinel; diretora do Instituto Federal de Goiânia, Adriana Ferreira; presidente da Associação das Águas Quentes, Antônio Marçal, prefeito de Bonfinópolis, Kelton; prefeito de Colinas do Sul, Paulino Batista; prefeito da cidade de Goiás, Aderson Gouveia; presidente da Abrasel-GO, Danilo Ramos, presidente do Cetur-GO, Ricardo Rodrigues; e presidente do Convention Visitor Buerau Goiânia, Antônio Rios.

Programa Turismo 4.0
 Com foco na retomada dos serviços, a Goiás Turismo e o Sebrae -GO realizaram, durante todo o ano de 2021, o Programa Turismo Goiás 4.0 em três fases. A primeira, ocorreu com a realização do Encontro Estadual de Governança Turística de Goiás visando mobilizar e socializar os empresários do segmento com desenvolvimento de líderes e fortalecimento da governança. A segunda foi dedicada ao atendimento às empresas com consultorias e capacitações gratuitas em marketing digital, adequação de negócios, protocolos de biossegurança, entre outros. E a terceira contou com uma estratégia de inteligência de gestão, com mapeamento, estudo e análises para produção de informações de gestão e inteligência de mercado.