Metrobus recupera cobertura do Terminal Novo Mundo

A recuperação e o reforço dos pilares seguiu algumas etapas, como limpeza do concreto deteriorado, tratamento da corrosão nas armaduras e pintura (Foto: Metrobus)

A Metrobus concluiu em novembro a obra de recuperação e reforço em 42 pilares e vigas de sustentação da cobertura do Terminal Novo Mundo. O investimento foi de R$ 320 mil. O que motivou o serviço de manutenção preventiva da estrutura foram os danos causados em razão do tempo por conta da corrosão da armadura e perda de resistência do concreto que fica exposto ao contato com gases nocivos e à umidade.

O trabalho teve início em 19 de setembro de 2021 e foi concluído em menos de dois meses de obras, cerca de dez dias antes do planejado pelo Departamento de Engenharia da Metrobus. Como a obra foi de manutenção, não foram necessárias mudanças das linhas de ônibus em Goiânia e suas extensões, assim como também não houve atrasos na programação dos veículos das empresas e no Eixo Anhanguera.

“O serviço realizado mostra a nossa preocupação com o bem-estar e segurança dos usuários, visto que a degradação que os pilares de sustentação sofreram nos últimos 30 anos nunca foi objeto de preocupação de gestões anteriores”, ressalta o superintendente administrativo da Metrobus, Adélcio Alves. “Foi um trabalho que contou com experts de engenharia em análise estrutural das colunas, envolvendo tecnologia e com uma execução impecável, pautada na alta qualidade dos serviços e dos materiais utilizados”, completa.

Segundo o engenheiro da Metrobus responsável pela obra, Rondinelly Rosa Guimarães, a recuperação e o reforço dos pilares seguiu algumas etapas, como limpeza do concreto deteriorado, tratamento da corrosão nas armaduras, execução de nova armadura e nova concretagem com aumento de seção dos pilares, além do acabamento da superfície, pintura, entre outros. “A obra foi uma necessidade para garantir a solidez, segurança e durabilidade da estrutura”, afirma.

A recuperação dos pilares é mais um conjunto de obras que a Metrobus vem realizando nos últimos meses para melhorar o transporte coletivo. Recentemente, todas as passarelas de acesso das 19 estações do Eixo Anhanguera de Goiânia ganharam guarda-corpos nas muretas para proporcionar mais conforto e segurança aos passageiros no momento do embarque e desembarque.

Em setembro de 2021, a Metrobus deu início ao trabalho de reparos e pinturas do gradil que faz a demarcação do trajeto dos ônibus do Eixo Anhanguera nos dois sentidos, do terminal Padre Pelágio ao Novo Mundo. Ao todo são quase 14 quilômetros de extensão da via. O trabalho deve ser concluído no início do ano que vem.