HGG realiza Campanha Doe Sangue ao Som do Rock neste sábado

Cida Araújo e Banda será uma das atrações do evento, que terá ainda America Boulevard Flávia Rocha/Idtech

O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), em parceria com o Hemocentro Estadual Coordenador Prof. Nion Albernaz – também unidade do Governo de Goiás, realiza neste sábado (27/11), a oitava edição da Campanha Doe Sangue ao Som do Rock. O evento, que celebra a semana do doador voluntário de sangue, contará com o apoio de cerca de 30 motoclubes do Estado. 

Estabelecimentos voltados a esse público também são apoiadores da campanha, que contará apresentação das bandas America Boulevard e Cida Araújo e Banda, com uma seleção das mais tradicionais músicas do rock n’ roll internacional e nacional.

Na edição de 2020, apesar da pandemia de Covid-19, foram arrecadadas cerca de 73 bolsas de sangue e realizados 31 cadastros de medula óssea. Assim como nas edições anteriores, a intenção da campanha é contribuir para aumentar o estoque de sangue da Rede Estadual de Hemocentros (Rede Hemo) para o mês de dezembro, período que se inicia as férias escolares, quando, tradicionalmente há uma queda no número de doações e aumento da demanda por sangue.

De acordo com a diretora técnica do Hemocentro Coordenador, Ana Cristina Mendes, atualmente, o déficit atual no estoque da Rede Hemo representa 20%. “Esta parceria é importante, pois os estoques já estão sendo preparados para o final do ano, e sabemos que no mês de dezembro, durante o período de férias, sempre há uma queda no número de doações e há uma tendência de aumento do consumo de hemocomponentes nas unidades de saúde atendidas pela rede”, ressalta a diretora.

Para a diretora de enfermagem do HGG, Natalie Alves, a parceria com o Hemocentro e com todos os apoiadores do evento representa a união de todos por um bem maior, que é salvar vidas. “Já estamos na oitava edição e o evento cresce a cada ano que passa. Esperamos que as doações salvem diversas vidas. Agradecemos a todos, que direta ou indiretamente, nos apoiam nesta ação”, diz  Natalie.

Segundo um dos organizadores do evento, o Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica do Idtech, Adonai Andrade – que também é motociclista –, o evento foi abraçado pelos motoclubes e motociclistas, que se sentem tão parte dele tanto como a própria instituição. “O evento começou pequeno e vem crescendo a cada ano. Quando estamos em outubro, os clubes já começam a nos questionar quando será o evento e como eles podem participar. É gratificante poder participar e receber todos nesse dia de solidariedade ao som de rock.”