Webconferência avalia Programa de Educação Financeira de professores
As equipes do Instituto BEI e da Fundação Itaú Social participaram, na manhã desta segunda-feira (22/3), de uma webconferência com as equipes da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc). O encontro teve como objetivo a apresentação dos resultados da Avaliação de Impacto, realizada com professores em 2020, como parte do programa de Educação Financeira “Aprendendo a Lidar com Dinheiro”.
Participaram da reunião a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli; a diretora-executiva do Instituto BEI, Daniele Paz; o economista Ricardo A. Madeira; a CEO da Fundação Itaú Social, Ângela Dannemann; e a coordenadora de projetos da Fundação Itaú Social, Cláudia Petri, além de especialistas da área de Educação e superintendentes da Seduc.
Na oportunidade foram apresentados os resultados da pesquisa, que avaliou práticas pedagógicas, crenças e expectativas e os hábitos financeiros dos professores de Matemática durante o ano de 2020. A pesquisa, dividida em bloco de questões, teve a intenção de avaliar as dimensões dos efeitos esperados na proficiência da Matemática, de Educação financeira e os benefícios adquiridos em relação à vida pessoal dos profissionais.
“Essa pesquisa nos ajuda a entender quais são os lugares de aprimoramento do programa”, afirmou a diretora-executiva do Instituto BEI, Daniele Paz. Segundo ela, os dados contribuirão com o programa a partir de três pontos: garantir o acompanhamento do que está sendo feito, identificando aquilo que faz sentido dentro do contexto da Seduc; compreender as dificuldades dos professores, entendendo aquilo que eles precisam; e guiar uma mudança de comportamento a partir da repetição de padrões positivo.
Para a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, o programa está se mostrando bastante eficaz, vez que contribui diretamente com o cotidiano dos professores, dentro e fora da sala de aula. “É a primeira vez que o professor está diante de um programa que pensa nele, para além de sua função didática. Pensa também no seu financeiro, no professor enquanto indivíduo”, ressaltou Gavioli.
“Ele (o programa) trabalha não só a Educação Financeira, a Matemática, mas a didática do professor. Isso é muito significativo”, concluiu Cláudia Petri, reforçando as qualidades do programa.
Aprendendo a Lidar com Dinheiro
Operado pelo Instituto BEI, o programa de Educação Financeira “Aprendendo a Lidar com Dinheiro” começou a ser aplicado na Secretaria Estadual de Educação de Goiás em 2017.
Em 2019, o programa atendeu 7.778 alunos do Ensino Fundamental em 85 escolas da rede estadual, abrangidas por 19 Coordenações Regionais de Educação (CRE). Para que fosse implantado, o projeto promoveu encontros de formação para professores de Matemática, além de atividades de imersão para coordenadores pedagógicos, oficinas de curta duração, aulas presenciais e atividades de Educação a Distância (EaD).
Para este ano, a perspectiva é, por meio da avaliação diagnóstica, avaliar os efeitos do “Aprendendo a Lidar com Dinheiro” no cotidiano dos estudantes, considerando os níveis de aprendizagem da Matemática.