Centro de Excelência do Esporte recebe Festival Paralímpico
O Centro de Excelência do Esporte recebe neste sábado (4), a partir das 8 horas, o 3º Festival Paralímpico Loterias Caixa. O evento é uma realização do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) e acontece simultaneamente em 70 municípios, de 25 estados brasileiros, em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Na capital goiana, o festival acontece com o apoio do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel)
Mais de 200 crianças e adolescentes, entre oito e 17 anos, estão inscritos para uma manhã de apresentação e vivência do paradesporto. Na ocasião, serão oferecidas oficinas e práticas de três modalidades: vôlei sentado, parabadminton e atletismo. Na última edição, em 2019, o Festival Paralímpico também teve como sede em Goiânia o Centro de Excelência do Esporte.
Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues, enaltece a realização do festival, como forma de descobrir novos talentos e incluir a comunidade com deficiência. “Em ações como essa, em que apresentamos o paradesporto para outras crianças, é que plantamos a semente para formar novos atletas, para as próximas competições. No entanto, mais importante do que pensar no alto rendimento, é apresentar às crianças com deficiência um mundo de inclusão, saúde e bem-estar, através do esporte”, ressaltou o titular da pasta, que aproveitou para enfatizar o bom momento de Goiás no paradesporto.
“O Estado de Goiás acaba de voltar de uma excelente campanha nas Paralimpíadas Escolares, em que tivemos a sexta melhor campanha geral. Nas Paralimpíadas de Tóquio foram 14 representantes goianos, sendo que seis deles tiveram apoio fundamental do Governo de Goiás, por meio do Pró-Atleta. Então temos a convicção que o trabalho que estamos fazendo agora, vai continuar rendendo frutos por vários anos”, finalizou.
Para 2021, a grande novidade como prática paradesportiva no Festival Paralímpico em Goiânia é o vôlei sentado, modalidade em que o Brasil conquistou a medalha de bronze nas Paralimpíadas de Tóquio. Na ocasião, a seleção feminina contou com cinco jogadoras que fizeram boa parte da preparação do ciclo paralímpico no Centro de Excelência do Esporte (Ádria Jesus, Jani Freitas, Pâmela Pereira, Nurya Almeida e Luiza Fiorese).
Serviço
Evento: 3º Festival Paralímpico
Data: 4/12 (sábado)
Horário: 8h às 12h
Local: Centro de Excelência do Esporte