Goiás terá novo Mapa do Turismo em 2022

Cachoeira do Funil, em Mambaí, e Centro Histórico da cidade de Goiás estão entre os principais atrativos turísticos de Goiás (Fotos: Luciano Guimarães)

O Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo, iniciou, esta semana, a sensibilização dos municípios para adesão ao novo Mapa do Turismo Brasileiro. A partir do dia 3 de janeiro de 2022, os gestores poderão cadastrar seus municípios e incluir os documentos necessários, atendendo  os critérios, as orientações, os compromissos e os procedimentos dispostos em portaria, por meio da plataforma disponibilizada pelo Ministério do Turismo.

Em seguida, a Goiás Turismo  vai revisar as informações prestadas, homologar o cadastro dos municípios, bem como validar sua composição e regiões turísticas. Após a inclusão no mapa, o cadastramento terá validade de um ano.

Os interessados em fazer parte do Mapa do Turismo devem ficar atentos aos prazos e critérios estabelecidos, entre eles, possuir e apresentar a legislação comprovando a existência do órgão ou entidade responsável pela pasta de turismo; destinar dotação para o turismo na lei orçamentária anual e quadro de detalhamento de despesa vigente (2022); possuir Conselho Municipal de Turismo ativo e comprovar a existência de uma Instância de Governança Regional. As regras valem para os municípios que já estão no mapa e para as novas adesões. O novo Mapa do Turismo Brasileiro será divulgado no dia 31 de março de 2022.

Segundo o coordenador de estruturação de destinos e produtos turísticos da Goiás Turismo e interlocutor estadual do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo, Luciano Guimarães Soares, o Mapa é o instrumento de gestão que orienta a atuação do Ministério do Turismo e da Goiás Turismo no desenvolvimento de políticas públicas. “Ele  define o recorte territorial que deve ser trabalhado prioritariamente a partir de critérios obrigatórios. Além  disso, apresenta os municípios, organizados em regiões turísticas, que integram a política nacional de turismo no Brasil”, explicou.

Luciano Guimarães alertou que nem todos os municípios têm o turismo como seu vetor de desenvolvimento. “Nem todos têm capacidade para cooperar com o desenvolvimento regional do turismo ou se beneficiar da atividade, não devendo, portanto, compor o Mapa do Turismo Brasileiro”  afirmou.

Atualmente, o Mapa do Turismo  de Goiás conta com  79 municípios distribuídos em 10 Regiões Turísticas: Vale do Araguaia, Ouro e Cristais, Chapada dos Veadeiros, Negócios e Tradições, Pegadas no Cerrado, Estrada de Ferro, Lagos do Paranaíba, Águas e Cavernas do Cerrado, Vale da Serra da Mesa e Águas Quentes.

Acesse os critérios, o cronograma completo e os anexos para adesão ao novo Mapa do Turismo: https://www.turismo.go.gov.br/index.php/noticias/1728