Estudante goiano está entre finalistas do Desafio Internacional de Matemática
O estudante goiano de 18 anos, Dimitri de Sousa Costa, e aluno da 3° série do ensino médio do Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) Lyceu de Goiânia, está entre os finalistas do International Youth Math Challenge (IYMC). O desafio final que indicará os vencedores será no próximo dia 14 de dezembro, e a premiação, no dia 20 de dezembro.
Além dessa premiação, o estudante Dimitri foi medalhista de prata na Olimpíada Nacional de Ciências em 2020, medalhista de bronze na Olimpíada Brasileira do Oceano neste ano de 2021 e venceu em primeiro lugar na Olimpíada Brasileira de Biologia Sintética, também em 2021.
Dimitri, o jovem talento que sempre se mostrou curioso no ambiente escolar, demonstrando habilidades intelectuais nas áreas de Ciências da Natureza, contou com a ajuda do colégio e de seus professores para se inscrever nos concursos. Segundo ele, a escola é, sem dúvidas, o maior apoiador de qualquer projeto.
Após participar do primeiro desafio, surgiu o interesse de pesquisar sobre os outros. “Fiquei chocado que existem mais de 50 olimpíadas de áreas diferentes que se encaixam com áreas de qualquer estudante. Isso se torna um incentivo a mais para estudar, não apenas pela boa nota no boletim ou pelo conhecimento em si, mas pelas premiações (Medalhas, Viagens, Bolsas, Programas Científicos, Imersão e ingressão em Universidade sem fazer o Enem ou o Vestibular e entre outras)”, explica Dimitri.
Para ele, ter sido premiado ou apenas ter participado das olimpíadas, ampliou sua visão de mundo e sua bagagem cultural, e estabeleceu amizades no mesmo núcleo de interesse.
Nesta segunda-feira (6), Dimitri estará presente na 18° Semana Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), foi convidado para conhecer o Ministro do MCTI, Marcos Pontes. Na oportunidade do evento, o estudante receberá a medalha de bronze da Olimpíada Brasileira do Oceano.
Projeto Clube Olímpico
O CEPI Lyceu de Goiânia, logo em 2020, foi surpreendido com a iniciativa do estudante Dimitri, que decidiu criar um clube juvenil de estudo para as olimpíadas de conhecimento, sendo elas regionais, nacionais ou até mesmo internacionais. A partir daí, foram desenvolvidas redes sociais para o projeto com o intuito de estabelecer uma conexão com estudantes de outras unidades escolares ou até mesmo de outras regionais.
O clube juvenil, na metodologia em período integral (CEPI’s), tem como o objetivo fomentar a liderança, o entendimento do estudante como protagonista da sua própria história e agregar habilidades que potencialize o aluno a alcançar o seu projeto de vida.
De acordo com o gestor educacional do Lyceu, Ricardo Marques Pinto, mesmo antes de receber nenhuma premiação, o colégio já havia atingido o objetivo principal de estimular o desenvolvimento e protagonismo do jovem. Em meio a tudo isso, ele explicou também sobre como foi receber a feliz notícia de que um de seus alunos fora premiado na Olimpíada.
“Para nós do Lyceu isso não tem preço. É algo muito valioso e ajuda a reconhecer o nosso trabalho no processo educacional desse jovem. E, realmente, a satisfação de ter um estudante vencedor é um sucesso para toda a rede estadual. Agora, pessoalmente para mim, é uma experiência maravilhosa poder participar desse projeto de vida.”
Ricardo ainda afima que, o Projeto Clube Olímpico, além de ser um princípio presente em todas as atividades do CEPI, o protagonismo juvenil possui um componente curricular próprio, com duas aulas por semana e que dão apoio aos clubes e grêmios estudantis da escola. “De agora pra frente, estamos na expectativa de mais medalhas em todos os anos”, afirma ele.
Desafio “IYMC”
O International Youth Math Challenge (Desafio Internacional de Matemática para Jovens) é um desafio internacional de matemática que permite que os estudantes do ensino médio e universitários de todos os países mostrem suas habilidades e sua criatividade. O desafio consiste em três etapas: Qualification Round; Pre-final Round; Final Round. Os participantes podem receber certificados, prêmios, premiação em dinheiro e reconhecimento global.