Estudante goiano está entre finalistas do Desafio Internacional de Matemática

Dimitri de Sousa Costa, aluno da 3° série do ensino médio do Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) Lyceu de Goiânia, está entre os finalistas do International Youth Math Challenge (Foto: Seduc)

O estudante goiano de 18 anos, Dimitri de Sousa Costa, e aluno da 3° série do ensino médio do Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) Lyceu de Goiânia, está entre os finalistas do International Youth Math Challenge (IYMC). O desafio final que indicará os vencedores será no próximo dia 14 de dezembro, e a premiação, no dia 20 de dezembro.

Além dessa premiação, o estudante Dimitri foi medalhista de prata na Olimpíada Nacional de Ciências em 2020, medalhista de bronze na Olimpíada Brasileira do Oceano neste ano de 2021 e venceu em primeiro lugar na Olimpíada Brasileira de Biologia Sintética, também em 2021.

Dimitri, o jovem talento que sempre se mostrou curioso no ambiente escolar, demonstrando habilidades intelectuais nas áreas de Ciências da Natureza, contou com a ajuda do colégio e de seus professores para se inscrever nos concursos. Segundo ele, a escola é, sem dúvidas, o maior apoiador de qualquer projeto.

Após participar do primeiro desafio, surgiu o interesse de pesquisar sobre os outros. “Fiquei chocado que existem mais de 50 olimpíadas de áreas diferentes que se encaixam com áreas de qualquer estudante. Isso se torna um incentivo a mais para estudar, não apenas pela boa nota no boletim ou pelo conhecimento em si, mas pelas premiações (Medalhas, Viagens, Bolsas, Programas Científicos, Imersão e ingressão em Universidade sem fazer o Enem ou o Vestibular e entre outras)”, explica Dimitri.

Para ele, ter sido premiado ou apenas ter participado das olimpíadas, ampliou sua visão de mundo e sua bagagem cultural, e estabeleceu amizades no mesmo núcleo de interesse.

Nesta segunda-feira (6), Dimitri estará presente na 18° Semana Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), foi convidado para conhecer o Ministro do MCTI, Marcos Pontes. Na oportunidade do evento, o estudante receberá a medalha de bronze da Olimpíada Brasileira do Oceano.

Projeto Clube Olímpico

O CEPI Lyceu de Goiânia, logo em 2020, foi surpreendido com a iniciativa do estudante Dimitri, que decidiu criar um clube juvenil de estudo para as olimpíadas de conhecimento, sendo elas regionais, nacionais ou até mesmo internacionais. A partir daí, foram desenvolvidas redes sociais para o projeto com o intuito de estabelecer uma conexão com estudantes de outras unidades escolares ou até mesmo de outras regionais.

O clube juvenil, na metodologia em período integral (CEPI’s), tem como o objetivo fomentar a liderança, o entendimento do estudante como protagonista da sua própria história e agregar habilidades que potencialize o aluno a alcançar o seu projeto de vida.

De acordo com o gestor educacional do Lyceu, Ricardo Marques Pinto, mesmo antes de receber nenhuma premiação, o colégio já havia atingido o objetivo principal de estimular o desenvolvimento e protagonismo do jovem. Em meio a tudo isso, ele explicou também sobre como foi receber a feliz notícia de que um de seus alunos fora premiado na Olimpíada.

“Para nós do Lyceu isso não tem preço. É algo muito valioso e ajuda a reconhecer o nosso trabalho no processo educacional desse jovem. E, realmente, a satisfação de ter um estudante vencedor é um sucesso para toda a rede estadual. Agora, pessoalmente para mim, é uma experiência maravilhosa poder participar desse projeto de vida.”

Ricardo ainda afima que, o Projeto Clube Olímpico, além de ser um princípio presente em todas as atividades do CEPI, o protagonismo juvenil possui um componente curricular próprio, com duas aulas por semana e que dão apoio aos clubes e grêmios estudantis da escola. “De agora pra frente, estamos na expectativa de mais medalhas em todos os anos”, afirma ele.

Desafio “IYMC”
International Youth Math Challenge (Desafio Internacional de Matemática para Jovens) é um desafio internacional de matemática que permite que os estudantes do ensino médio e universitários de todos os países mostrem suas habilidades e sua criatividade. O desafio consiste em três etapas: Qualification Round; Pre-final Round; Final Round. Os participantes podem receber certificados, prêmios, premiação em dinheiro e reconhecimento global.