SES-GO implanta painel de dados sobre oncologia

Novo painel da SES traz dados como óbitos geral, por sexo, faixa etária, região, município e CID

O menu Informações em Saúde no site da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) inaugura um novo painel, voltado para dados de oncologia relacionados a óbitos (indicadores epidemiológicos), registrados no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM). 

O painel de óbitos foi desenvolvido com o objetivo de obter informações epidemiológicas de mortalidade por neoplasias de pacientes residentes em Goiás e como marco ao Dia Nacional de Combate ao Câncer deste ano, celebrado em 27 de novembro. Os gráficos representam os dados de óbitos geral, por sexo, faixa etária, região, município e Classificação Internacional de Doenças (CID).

Criado por meio de portaria do Ministério da Saúde, em dezembro de 1988, o Dia Nacional de Combate ao Câncer tem como objetivo ampliar o conhecimento da população brasileira sobre o câncer, principalmente a respeito da prevenção. O novo painel está alocado no menu Sistemas de Saúde/Informações em Saúde/Vigilância em Saúde, no endereço https://indicadores.saude.go.gov.br/public/oncologia.html.

Entenda o painel
Podem ser acessadas no painel: a estimativa dos casos novos de câncer de Goiás e Goiânia, tendo como fonte o Instituto Nacional de Câncer (Inca); dados de tratamento oncológico em até 60 dias após diagnóstico, conforme a Lei 12.732/2012; filtros de ano, região de saúde, município, sexo, faixa etária e CID; quantidade total de óbitos por neoplasias malignas, por ano, mapa de Goiás por município, da taxa de mortalidade por neoplasias malignas; ranking de óbitos por neoplasias/sexo; gráficos desses óbitos por ano, por faixa etária, por faixa etária, sexo e por CID.

Ainda podem ser obtidos no painel: a taxa de mortalidade por neoplasias malignas por 100 mil habitantes; número de óbitos por neoplasias malignas/100 mil habitantes, na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado.

Os dados de mortalidade são anuais e os casos foram filtrados pela 10ª edição da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), usando como parâmetro o campo das causas básicas da base de dados do SIM. As informações de 2020 e 2021 são preliminares. E os dados de localização geográfica são referentes à residência do(a) falecido(a).

Como o cálculo depende dos dados de população, no mapa serão mostrados até o último ano disponível, relativos à população de Goiás, sendo que o último ano dos dados demográficos de Goiás disponível é 2020. O painel dá também a opção de fazer download das tabelas de dados que geraram os mapas e gráficos.

Subnotificação
A pandemia da Covid-19 influenciou tanto no diagnóstico quanto no tratamento dos pacientes com câncer, já que o risco de contágio e o conjunto de medidas de restrições adotadas adiaram ou até mesmo impediram consultas e procedimentos de oncologia em todo Brasil. 

“Aliado a essa subnotificação de novos casos e interrupção de tratamentos, o pouco conhecimento sobre as sequelas da Covid-19 nesses pacientes torna imprescindível o acompanhamento atual das neoplasias no Estado de Goiás, através da centralização das informações sobre oncologia em forma de painel”, explica a gerente de Agravos Não Transmissíveis da Vigilância em Saúde (Suvisa), Magna Carvalho.

Trabalharam na confecção do painel técnicos da coordenação de Vigilância de Neoplasias/Gerência de Vigilância Epidemiológica de Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde/Suvisa, em parceria com a gerência de Inovação/Superintendência de Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade, a Superintendência de Atenção Integral à Saúde (Sais) e a Superintendência do Complexo Regulador em Saúde de Goiás, com apoio do Inca.