Bombeira de Goiás é a primeira do Brasil a certificar um cão de buscas

3° Sargento Dayana Alves Vieira com o cão de buscas Fini. (Foto: Corpo de Bombeiros)

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás se tornou, mais uma vez, destaque nacional. Agora o reconhecimento veio por meio da 3° Sargento Dayana Alves Vieira, primeira bombeira militar do Brasil a certificar um cão de buscas. Ao lado do cachorro Fini, Dayana foi uma das representantes da corporação na etapa Centro-Oeste da Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate (LIGABOM/CONABRESC), realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso.

“Eu me sinto honrada com essa conquista. Fico lisonjeada em levar o nome do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás para ser reconhecido nacionalmente. Fico muito feliz em ser pioneira nessa atividade, que era predominantemente masculina. Espero que sirva de inspiração, para que outras mulheres se unam a mim nessa nova jornada”, ressalta a militar, lotada na 2ª Companhia Independente (2ª CIBM) em Anápolis.

A certificação tem como objetivo aferir o grau de conhecimento do condutor, além de habilidades de buscas e obediência do cão. Durante a prova, a 3° Sargento Dayana e o cachorro Fini, foram submetidos a buscas, simulando uma ocorrência real, nos mais variados tipos de atuação bombeiro militar. “A gente faz busca em meio rural e em meio urbano, e a gente faz buscas de pessoa viva e de restos mortais. O Fini foi certificado em busca de pessoa desaparecida em meio rural, no caso da pessoa já sem vida”, destacou.

Dayana treina o cão desde 2018. Ao longo dos anos, desenvolveram uma verdadeira sintonia em campo e fora dele também. “Eu e o Fini somos colegas de trabalho enquanto estamos aqui no quartel, mas no momento que tiro minha farda e fico de folga, ele também tira folga e vai para casa comigo. Nos dias que estou de serviço ou atendendo uma ocorrência, ele me acompanha, e nos dias que nós estamos de folga, ficamos em casa e vamos passear como uma família normal”, conta a bombeira militar.

Para a 3° Sargento do CBMGO, a atuação diária com os companheiros de quatro patas pode ser definida como “gratificante”. “Trabalhar no Corpo de Bombeiros com eles é algo que eu jamais pude imaginar na minha vida. Eu amo meu trabalho, acredito na causa dele, confio no trabalho dos cães e também os amo. Nossos cães são muito bem tratados aqui no Corpo de Bombeiros. Temos uma atenção especial com a saúde deles, pois são nossos companheiros e nossa ferramenta de trabalho”, completou.

A prova de certificação de cães de busca e resgate é homologado pelo Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil. A etapa Centro-Oeste ocorreu entre os dias 16 e 19 deste mês de março. Ao todo, o CBMGO conquistou 10 certificações, por meio dos binômios (condutores/cães) Subtenente Soares/cão Darth Vader, Subtenente Avelar/cão Atom, 3° Sargento Dayana/cão Fini e Cabo Scaramuzzi/cadela Afra.