Educação realiza oficina de formação por mentoria para gestores escolares

A proposta é realizar a formação de gestores escolares, no intuito de encontrar soluções para os desafios de forma colaborativa. (Foto: Divugalgação)

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) realizará uma formação através de mentoria para gestores escolares. Esse projeto será realizado por meio de oficina, ofertada em ambiente virtual de aprendizagem, com início no dia 22 de março e previsão de término no dia 5 de julho de 2021.

A proposta de realizar a formação de gestores escolares, no intuito de encontrar soluções para os desafios de forma colaborativa, é uma iniciativa do Projeto Mentoria e Cooperação em Gestão Escolar, desenvolvido pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O Estado de Goiás foi um dos dez estados escolhidos para participar do piloto desse projeto e um dos critérios de escolha foi a média da série histórica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para a 3ª série do Ensino Médio, da rede pública estadual.

Aqui em Goiás, nessa primeira etapa do projeto, foram selecionados 4 gestores mentores e, posteriormente, serão selecionados mais 12 gestores que serão os mentorados. A proposta é que posteriormente o projeto seja expandido para toda a rede estadual.

A superintendente do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação (Cepfor) da Seduc, Rita de Cássia, destacou que “essa formação é bem-vinda em Goiás, porque tem como propósito melhorar a gestão escolar e consequentemente os resultados educacionais.”

A professora afirma, ainda, que o principal objetivo do projeto é formar gestores para serem mentores atuantes na busca por soluções para os desafios de forma mais colaborativa, com potencial em avanços pedagógicos tendo em vista a redução de possíveis problemas nas instituições em que atuam.

Para mais informações sobre o projeto, acesse o site do MEC.