Segurança Pública leva serviços ao Mutirão de Aparecida de Goiânia

Governador Ronaldo Caiado com forças de segurança pública durante a primeira edição do Mutirão Iris Rezende Governo de Goiás, na região Noroeste, em Goiânia (Foto: Secom)

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO), levará uma série de serviços à população durante a segunda edição do Mutirão Iris Rezende, em Aparecida de Goiânia. A próxima etapa do projeto itinerante acontece no próximo sábado e domingo (11 e 12), na Avenida Benedito Silvestre de Toledo, no Setor Independência. Cerca de 400 trabalhadores realizaram a montagem da estrutura, que conta com 6 mil metros quadrados. Ao todo, mais de mil pessoas irão trabalhar no atendimento aos moradores da região.

A edição inaugural do Mutirão, no bairro Morada do Sol, em Goiânia, alcançou 55 mil pessoas e resultou em um total de 70 mil atendimentos nos dias 20 e 21 de novembro. Um dos principais serviços ofertados na ocasião foi a confecção de carteiras de identidade pelo Instituto de Identificação da Polícia Civil de Goiás. Foram quase 300 documentos emitidos ao longo dos dois dias.

“Uma oportunidade ímpar de levar o trabalho das nossas forças de segurança até a população. Segurança pública se faz assim, lado a lado com a sociedade”, destacou o secretário de Estado da Segurança Pública (SSP-GO), Rodney Miranda. A continuidade do projeto, que homenageia o ex-governador de Goiás, Iris Rezende, foi garantida pelo governador Ronaldo Caiado. “Enquanto for governador, essa estrutura vai percorrer o Estado de Goiás”, enfatizou.

Novidades
Uma das novidades na segunda edição será a coleta de material biológico de familiares de pessoas desaparecidas pela Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC). Após a coleta, o material será analisado e inserido no Banco Nacional de Perfis Genéticos. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), 80 mil pessoas desaparecem todos os anos no Brasil e apenas 3 mil famílias estão cadastradas no banco de dados.

Além da coleta de DNA, a SPTC irá levar à população de Aparecida de Goiânia as principais aparelhagens utilizadas por peritos criminais e médicos legistas, incluindo equipamentos para a análise de locais de crimes, identificação de drogas, scanner 3D e detector de metais. Será feita ainda a exposição de peças do museu forense, com o objetivo de apresentar um pouco do trabalho da Polícia Técnico-Científica à comunidade.

A programação das forças de segurança também passa a contar com os policiais penais que compõe a Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP), incluindo o Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (Gope), Grupo de Intervenção Tática (GIT) e agentes que compõe o Curso Tático de Ações de Escolta (CTAE). Além da exposição da tropa especializada, haverá ainda a exibição de materiais confeccionados pela população carcerária, como peças de artesanato, brinquedos, tapetes, bolsas, dentre outros. Os itens fazem parte das atividades de reintegração social dos detentos, que resultam em benefícios para a sociedade.

Outros serviços
A Polícia Civil continuará a emissão de RGs na segunda edição do Mutirão Iris Rezende Governo de Goiás. Dessa vez, a expectativa é distribuir senhas para a confecção de 500 documentos durante os dias de programação. Para as pessoas solteiras, será necessário levar o original e a cópia da certidão de nascimento. Os casados precisarão ter em mãos a certidão de casamento.

Se o interessado for divorciado, precisará apresentar a sentença do divórcio averbada na certidão. Em todos os casos, é necessário comprovante de endereço atualizado, com cópia. A entrega do RG será feita 15 dias após a emissão do documento, na unidade do Vapt Vupt do Aparecida Shopping, no Setor Serra Dourada. Qualquer pessoa poderá buscar o serviço, que é gratuito.

A instituição também levará ao local do mutirão a Delegacia Móvel, onde serão feitos atendimentos individualizados relacionados a situações de violência doméstica, familiar e de gênero. No veículo, que funciona como uma espécie de cartório, será feito ainda o trabalho de orientação, além da coleta de denúncias.

O Corpo de Bombeiros Militar vai realizar palestras sobre segurança doméstica no contexto do projeto “Casa Mais Segura”, com orientações sobre os riscos de acidentes com botijões de gás, ingestão de produtos químicos por crianças, dentre outros. A corporação também vai instruir o público em relação às exigências de requerimentos de serviços técnicos como inspeções e análises de projetos, além de fornecimento de extratos de ocorrência.

A Polícia Militar de Goiás estará presente com equipes do Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência (Proerd) e o Batalhão Maria da Penha, com instruções sobre as formas de combate à violência doméstica. Outros batalhões especializados irão realizar exposições e ações interativas com o público, enquanto o Corpo Musical da PMGO realizará apresentações musicais.

Já o Procon Goiás, superintendência integrada à SSPGO, irá receber e processar reclamações administrativas contra fornecedores de bens ou serviços ao longo dos dois dias de mutirão. O principal órgão de defesa do consumidor goiano irá ainda prestar uma série de orientações aos consumidores e fará a distribuição de exemplares do Código de Defesa do Consumidor.