Uso da inteligência artificial simplifica a prestação de serviço ao cidadão

A novidade simplifica o fluxo de realização de uma manifestação e facilita o cadastro (sugestões, elogios, reclamações, denúncias ou acesso à informação), por parte do cidadão, no devido órgão (Foto: divulgação)

O Sistema de Ouvidoria do Governo de Goiás passa a contar com inteligência artificial aplicada por meio da plataforma Expresso. A novidade simplifica o fluxo de realização de uma manifestação e facilita o cadastro (sugestões, elogios, reclamações, denúncias ou acesso à informação), por parte do cidadão, no devido órgão. O lançamento da aplicação ocorreu nesta quarta-feira (8), de maneira remota.

O fluxo de realização de uma manifestação na Ouvidoria passa a ser apoiado por três modelos de inteligência artificial. Eles auxiliam o cidadão na escolha da correta tipologia aderente ao seu texto, bem como no direcionamento para o órgão ao qual compete a análise da manifestação. Dessa forma, o cidadão é desonerado de ter que conhecer em detalhes a estrutura organizacional do poder público e os serviços prestados por cada órgão.

“Conseguimos simplificar e democratizar o acesso, com taxas de acerto de mais de 90%”, explica a superintendente de Sistemas e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Luiselena Luna Esmeraldo.

O projeto faz parte do programa de simplificação do acesso aos serviços públicos do Estado para o cidadão. A simplificação é baseada em leis e decretos e está materializada por meio da plataforma Expresso, onde a IA da Ouvidoria está disponível. A aplicação é resultado de trabalho colaborativo dos órgãos Controladoria Geral do Estado (CGE), Secretaria de Administração (Sead) e Sedi, por meio do Laboratório de Inovação Goiás (Ligo) e da Gerência de Governo Digital (Gegov).