HCN realiza 46 internações na primeira semana em novo perfil

Primeira criança a ser internada na ala pediátrica, Isabela, de 8 meses, brinca na biblioteca do HCN

Na primeira semana de funcionamento com perfil assistencial especializado em média e alta complexidades, o Hospital Estadual Centro-Norte Goiano (HCN), localizado em Uruaçu, realizou 46 internações, dentre elas, três na ala de pediatria e nove na clínica geral. Aberto para atendimento em 1º de dezembro, a mais nova unidade de saúde do Governo do Goiás também recebeu pacientes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Esses resultados reforçam a importância da inauguração de um complexo hospitalar moderno e  equipado, em uma região com mais de 300 mil habitantes. Antes da inauguração, as pessoas que precisavam de auxílio médico de urgência e emergência viajavam até quatro horas para conseguir assistência adequada.

“Esse hospital vai transformar a saúde do Centro-Norte Goiano. Os atendimentos realizados nessa primeira semana deram uma ideia da dimensão e da capacidade do Gigante do Norte. Estamos muito felizes em fazer parte dessa nova página da história de Uruaçu”, disse Getro de Oliveira Pádua, diretor do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), organização social que administra o HCN.

Uma das pacientes atendidas pelo HCN nesse período foi pequena Isabella Barbara Lopes Santos, de 8 meses de idade. Com um quadro de desidratação, foi a primeira criança a ser internada na ala de pediatria. Durante o tratamento, além de toda atenção do corpo clínico, ele pôde desfrutar da nova brinquedoteca, feita exclusivamente para distrair e alegrar os pequenos. Com uma boa recuperação, ela recebeu alta no domingo (5/12) e voltou para casa com o pai, Marcos Vinícius Santos Neto. 

Ainda nesta semana, 12 pacientes passaram por cirurgias gerais. Todos eles foram encaminhados à unidade pelo Complexo Regulador Estadual (CRE), responsável por intermediar os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Antes dos procedimentos, eles passaram por consulta e exames para avaliação pré-operatória e foram internados um dia antes da realização dos procedimentos para monitoramento clínico.

Estrutura hospitalar
O HCN soma 35 mil metros quadrados de área construída e está situado em uma área total de 63 mil metros quadrados. São 238 leitos gerais e 45 complementares, inclusive com UTIs adultas, pediátricas e neonatais. Há, ainda, 10 salas cirúrgicas, 14 leitos de recuperação e unidade de coleta e transfusão (UCT).

A implantação das especialidades médicas será feita gradativamente. Neste primeiro momento, funcionarão o pronto-socorro, internações em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), atendimento ambulatorial com consultas agendadas e exames. Na sequência, outras especialidades cirúrgicas, maternidade de alto risco e tratamento para o câncer passarão a funcionar.

Durante a inauguração, com a presença de autoridades da região, o governador Ronaldo Caiado ressaltou a grandeza da estrutura hospitalar e a modernidade dos aparelhos. “Não há nada igual e com nível de sofisticação e aparelhagem aqui montada. Vamos ter um padrão de medicina de primeiro mundo”, afirmou.

Um dos maiores e mais modernos hospitais do Complexo Estadual de Serviços de Saúde de Goiás, o HCN oferecerá atendimento em especialidades como cardiologia, ginecologia, hematologia, infectologia, otorrinolaringologia, ortopedia e angiologia. Além disso, o hospital possui um tomógrafo de 64 canais, aparelhos de raios X e ultrassonografia, entre outros equipamentos de última geração para a realização de diagnósticos.

Dayelle Hadassa (texto e foto)/Imed