Seduc destina R$ 117 milhões para reformas e ampliação das escolas de tempo integral

Investimento é parte das ações para a expansão do número das escolas de tempo integral em Goiás. Cerimônia contou com a presença das equipes dos Institutos Natura e Sonho Grande (Foto: Seduc)

O governador de Goiás,,Ronaldo Caiado, anunciou, na manhã desta sexta-feira (10/12), a liberação de R$ 117 milhões para a reforma e ampliação dos 269 Centros de Ensino em Período Integral do Estado (CEPIs). O anúncio foi feito durante o Encontro de Gestores das Escolas de Tempo Integral, realizado no auditório da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O evento contou com a participação do diretor-presidente do Instituto Natura, David Saad, e da Diretora de Operações do Instituto Sonho Grande, Ludmila Serpa. Ambas as instituições são parte no acordo de cooperação técnica e de execução de projetos voltados à implementação de novas escolas de tempo integral no estado, assinado também nesta sexta-feira.

“Exatamente o que vivíamos anteriormente: rotulavam aquela escola como sendo de tempo integral e não tinha nenhuma grade curricular apropriada, não tinha números de professores e não tinha infraestrutura necessária”, relembrou o governador, resgatando exemplos do que ocorria antigamente em Goiás.

Para Caiado, os investimentos revestidos em benefícios para os estudantes e em melhorias na infraestrutura das escolas goianas representa a virada de chave na demonstração do que é a Educação integral. Segundo ele, “A escola de tempo integral vai, realmente, resgatar a credibilidade nacional e nós vamos resgatar isso aqui em Goiás e os pais vão ver que vale a pena a escola de tempo integral para formar e qualificar os nossos alunos”.

Crescimento na pandemia
David Saad, diretor-presidente do Instituto Natura e um dos consultores para a implementação das escolas de tempo integral em Goiás, ressaltou o quanto o percentual de Cepis tem crescido ao longo da última gestão. De acordo com ele, em se tratando de escolas de tempo integral de Ensino Médio, Goiás avançou de um percentual de 16% para atingir 28% em 2022.

Além dos números positivos, o consultor destacou a relevância dessa modalidade de ensino para a recuperação dos impactos da pandemia na Educação. Segundo Saad, grande parte das boas práticas conhecidas em um levantamento do Instituto Natura durante a pandemia de Covid-19 foi implementada por uma escola de tempo integral.

“Praticamente todas as boas práticas que a gente encontrou para mitigar os impactos da pandemia estão nas escolas integrais, já fazem parte da estrutura das escolas integrais. E conto isso porque, além da transformação estruturante que essa escola integral traz na vida do jovem, ela agora passa a ser uma ferramenta importantíssima pra gente recuperar os impactos que essa pandemia trouxe para a Educação brasileira e de Goiás”. O diretor ainda destacou a relevância de medidas como uma maior humanização na relação da escola com os alunos, a busca para uma maior atratividade no ensino e a oferta de mais tempo de estudo e que já estão presentes nessa modalidade de ensino.

O diretor-presidente do Instituto Natura também reafirmou a importância de Goiás no âmbito da Educação, em especial no que se refere ao Ensino Médio e à Educação Integral. Para ele, nosso Estado é uma referência para a Educação no país e cada bom trabalho aqui executado tem o poder de impactar e influenciar a Educação brasileira como um todo.

“Sou um sonhador, sonho com Goiás oferecendo essa Educação a todos os jovens. Mas, esse sonho não é sem base nenhuma. A gente sabe que é possível. Já fizemos muitos estudos em muitos estados e, tenho certeza de que Goiás vai caminhar para isso também. E vocês, gestores, vão ser os grandes multiplicadores, os grandes líderes dessa jornada”, afirmou David Saad aos diretores.

Atores principais
Na oportunidade, a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, agradeceu o apoio e a parceria dos Institutos Natura e Sonho Grande na implementação de novas escolas de tempo integral em Goiás. Somente em 2021, serão 105 novos Cepis na rede estadual de Educação.

A gratidão se estendeu nas palavras do governador Ronaldo Caiado, que reforçou que, em se tratando de Educação integral, essa “[…] não pode ser chavão de discurso, tem que saber o que significa ser uma escola de tempo integral na sua inteireza. Goiás hoje faz parte de uma escolha pessoal desses dois aqui. Apenas pra cinco estados eles prestam essa assistência. E eles trouxeram essa experiência, esse apoio”.

O governador aproveitou o momento para agradecer também aos professores que, segundo ele, são as pessoas que merecem o reconhecimento pela recente transformação na Educação goiana.

“Quem é líder na cidade? É quem forma as pessoas. Quem é que é vossa excelência na cidade? São vocês, vocês são as vossas excelências. Excelência são exatamente os nossos professores e nossos gestores. São vocês que são excelência em Goiás. Vocês é que formam o futuro do nosso estado”, ressaltou Caiado.

Formações
Além do anúncio dos repasses, o encontro de gestores dos Cepis foi marcado por momentos de formação. Na ocasião, gestores das escolas de tempo integral já existentes e em implementação puderam conhecer o impacto da formação ofertada por essas unidades na vida dos jovens.

Em se tratando do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), as escolas de tempo integral obtiveram um resultado 0,7 pontos percentuais maior do que as escolas de tempo regular, segundo apresentou a Diretora de Operações do Instituto Sonho Grande, Ludmila Serpa. Isso mostra que a estrutura e a organização pedagógica dessas escolas geram, sim, impactos positivos na formação.

Além dos dados estatísticos, os gestores conheceram outros aspectos que compõem a Educação Integral e a estrutura dos Cepis. As apresentações ficaram a cargo da superintendente de Educação Integral da Seduc, Márcia Rocha, e demais equipes da secretaria.