Com recursos de R$ 3,5 milhões, edital beneficia 23 municípios na retomada dos eventos

Governador Ronaldo Caiado no Teatro Goiânia, em novembro, ao anunciar a volta da Lei Goyazes, um dos principais mecanismos do Governo de Goiás de fomento do setor cultural: “A retomada veio com força”

O Governo de Goiás, por meio da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), publicou no Diário Oficial do Estado o resultado final da seleção de chamamento público voltado para a retomada dos eventos nos municípios goianos. O total de R$ 3,5 milhões será destinado para 23 prefeituras, consideradas aptas de acordo com os critérios estabelecidos no documento.

“Ainda preservando todos os cuidados, vamos entrar em um outro momento no nosso Estado de Goiás, trazendo a alegria que faz parte do povo goiano”, diz o governador Ronaldo Caiado, que em novembro anunciou a volta da Lei Goyazes, um dos principais mecanismos do Governo de Goiás de fomento do setor cultural. “A retomada veio com força”, destacou ao divulgar as atrações da 20ª edição do Canto da Primavera – Mostra de Música de Pirenópolis, que foi realizada entre 30 de novembro e 05 de dezembro e marcou a retomada da cena cultural no município, movimentando economia e turismo locais.

Eventos em 2022

Segundo o edital da Goiás Turismo, os interessados deveriam apresentar projetos que contemplem um dos três eixos temáticos: eventos gastronômicos; turismo de esporte e aventura; turismo de negócios e eventos. O teto é de R$ 200 mil por município. O apoio abrange despesas com divulgação, estrutura, seguro dos participantes, honorários para palestrantes e equipamentos de proteção individual (EPI).

De 71 projetos apresentados, 23 receberam maior pontuação nos critérios de seleção e serão executados no período entre fevereiro a junho de 2022. O edital exige, também, que sejam respeitados os protocolos e normas sanitárias estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério do Turismo.

De acordo com o diretor de fomento da Goiás Turismo, Gustavo Faria, os projetos contemplados vão desde a realização de feiras tradicionais e festivais gastronômicos a rodeios e motor show. Entre os municípios contemplados, 11 deles integram o Mapa do Turismo Brasileiro: Caldas Novas, Cristalina, Jaraguá, Santa Cruz, Itumbiara, Vila Propício, Chapadão do Céu, Nova Crixás, Porangatu, Aurilândia e Mundo Novo. Completam a lista ainda os municípios de São Luiz do Norte, Itapaci, Paranaiguara , Crixás, Trombas, Matrinchã, Faina, Monte Alegre de Goiás, Santa Isabel, Goianira. Itapuranga e Cristianópolis.

De acordo com o edital da Goiás Turismo, o objetivo é a democratização do acesso aos recursos da autarquia, formalizando parceria, por meio de convênio, com municípios do Estado de Goiás para apoio a eventos geradores de fluxo turístico, em regime de mútua colaboração com a administração pública.

Segundo o presidente da Agência Estadual de Turismo, Fabrício Amaral, o setor de eventos é um dos que mais geram emprego e renda no Estado e alavancam a economia local. “Com a pandemia, os eventos ficaram prejudicados devido às restrições e, nesse período de retomada, buscamos apoiar o setor nos municípios das 10 regiões turísticas de Goiás“, afirmou. Amaral disse que as prefeituras terão que seguir as normas técnicas e orientações da Secretaria de Estado da Saúde visando a prevenção ao coronavírus. ”Isso é fundamental”, emendou.

Confira os eventos previstos para 2022

Fevereiro:

Caldas Novas – Carnaval Antigo 2022

Março:

Goianira – I Festival Gastronômico de Goianira

Faina – I Feira Gastronômica do Município de Faina

Porangatu – 1ª Trilha de Motocross

Chapadão do Céu – 5ª Etapa Goiana de Motocross

Abril:

Itumbiara – I Encontro Náutico do Município de Itumbiara

Vila Propício – VII Festa do Peão de Vila Propício

Itapuranga – Trilha Caminhos do Xixá – Circuito Ciclístico