Rio Verde vai ganhar laboratório de inovação e tecnologia Include

A meta do Governo de Goiás é atender 1,8 mil jovens (de 10 a 18 anos) até 2022 por meio do Projeto Include

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), vai implantar um laboratório de tecnologia na cidade de Rio Verde, unidade do Projeto Include, que é uma parceria da Sedi com o Instituto Campus Party. Em visita a Rio Verde, Thiago Angelino, gerente de Difusão de Tecnologia, e Isabelly Paula, assessora de Inovação da Sedi, estiveram reunidos com a coordenadora Regional de Educação de Rio Verde, Karen Proto, para a definição do local de instalação do laboratório.

A unidade de Rio Verde vai receber investimentos de R$ 160 mil para a implantação, que será feita no novo Colégio Estadual Eurico Veloso do Carmo, no Residencial Arco-Íris. Segundo Karen Proto, a escolha da escola, que está em fase final de construção, beneficia muito a região Norte da cidade, onde foram abertas 1.800 vagas para alunos para o ano letivo de 2022 – contando com as vagas do novo Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Sebastião do Vale, inaugurado no mês de outubro passado. “Mas, claro, o laboratório Include estará disponível para toda a população”, observa a coordenadora.

A assessora Isabelly lembra que o projeto visa “inserir jovens de comunidades carentes nos ambientes digitais, levar o conhecimento dessas novas tecnologias e abrir oportunidades de ingresso ao mundo digital, estudos e mercado de trabalho”.

Atendimento

A meta do Governo de Goiás é atender 1,8 mil jovens (de 10 a 18 anos) até 2022 por meio do Projeto Include, que tem foco na oferta de conteúdos em tecnologias da transformação digital e cidadania, como eletrônica, mecânica, robótica e internet das coisas (IoT), orientados para a capacitação e estímulo da cultura do empreendedorismo.

Para isso, os laboratórios estão estruturados com mobiliário, equipamentos de eletrônica para ensino de robótica, impressora 3D, computadores, material didático e internet de alta velocidade.

O gerente Thiago destaca que “as equipes de profissionais do Projeto Include são responsáveis por ministrar os cursos e fazer o gerenciamento de todas as ações”.