Agehab estende prazo de entrega de documentos do Aluguel Social

Famílias que entregarem a documentação completa receberão os cartões do Aluguel Social já na próxima semana: iniciativa atende com ajuda mensal de R$ 350 beneficiários sem casa própria que têm dificuldade em arcar com custos de aluguel e se enquadram nos requisitos do programa (Foto: Octacilio Queiroz)

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), prorrogou para até sexta-feira (24) o prazo de entrega de documentos do Aluguel Social do programa Pra Ter Onde Morar para as famílias convocadas que pretendem receber o benefício ainda em 2021. Quem conseguir entregar tudo até a data, e tiver seu cadastro aprovado, vai receber o benefício em evento na próxima terça-feira (28), no complexo do Ginásio Rio Vermelho, a partir das 8h, com presença do governador Ronaldo Caiado. A iniciativa atende com ajuda mensal de R$ 350 famílias sem casa própria que têm dificuldade em arcar com custos de aluguel e se enquadram nos requisitos.

Os documentos são recebidos nesta quinta-feira (23/12) na sede da Agehab, no Setor Aeroporto, em seis unidades Vapt Vupt em Goiânia (Praça da Bíblia, Portal Shopping, Shopping Passeio das Águas, Avenida Mangalô, Campinas e Araguaia Shopping) e também pelo site www.agehab.go.gov.br. Nesta sexta-feira (24/12), véspera de Natal, o atendimento será realizado exclusivamente nas unidades Vapt Vupt, entre 8h e 13h, e pela internet.

Os candidatos que não conseguirem entregar os documentos dentro desse prazo não serão prejudicados e continuarão sendo atendidos na Agehab e nos Vapt Vupt a partir de segunda-feira (27/12), durante horário comercial (veja cronograma abaixo). A diferença é que não haverá tempo hábil para que o cadastro seja incluído no grupo de pessoas que terão seus benefícios liberados antes da virada do ano-novo.

Na terça-feira (28/12), o recebimento da documentação será transferido da Agehab para o Ginásio Rio Vermelho, no Centro de Goiânia, mesmos data e local da entrega dos cartões aos convocados com cadastros aprovados. Neste dia, o atendimento presencial na Agehab ficará suspenso, em razão do deslocamento da equipe para o evento, mas os atendimentos nos Vapt Vupt seguirão normalmente. Os atendimentos na última semana do ano seguirão até quinta-feira (30/12). .

O programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social está com inscrições abertas de forma permanente e todos que comprovarem que se encaixam nos requisitos sociais e econômicos estipulados pela lei serão atendidos. A meta é atingir ao menos 30 mil famílias em todo o Estado. O benefício tem duração de até 18 meses, podendo ser prorrogado. A proposta é subsidiar locação de imóveis até que as famílias estejam aptas a receber nova moradia. A Agehab tem divulgado em seu endereço na internet as listas de convocados de Goiânia e de Aparecida de Goiânia que tiveram inscrições aprovadas.

“É preciso que os candidatos fiquem atentos para não perderem a oportunidade. As inscrições são analisadas por ordem cronológica de entrada no sistema. Depois que o cadastro é aprovado, a pessoa é convocada para receber o cartão”, informa o presidente da Agehab, Pedro Sales. Segundo ele, a checagem da documentação visa comprovar a situação de vulnerabilidade das famílias. “Serão atendidos todos que se enquadrarem. Pedimos agilidade das famílias para entregar a documentação, pois também estamos empenhados em atender o mais rápido possível aquelas que não podem mais esperar”, alerta.

Documentos
Interessados devem providenciar os documentos necessários, incluindo o Cadastro Único (CadÚnico) no município (no caso, Goiânia ou Aparecida), que deve ser tirado ou renovado no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo de casa. Uma equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social de Goiânia está atendendo nesta semana na sede da Agehab, dando suporte aos beneficiários que possuem pendências em seus cadastros.

Além do CadÚnico atualizado no município onde vive, outros requisitos para pleitear a participação no programa são superendividamento, ser pessoa e/ou família em vulnerabilidade socioeconômica, ter mais de 18 anos ou ser emancipado e morar no município por no mínimo três anos. A relação completa está no site da agência. Alguns grupos são prioritários, como idosos, pessoas com deficiência e vítimas de violência doméstica. Também podem participar estudantes da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e beneficiários do Programa Universitário do Bem (ProBem). Como todos os candidatos, estudantes também devem estar enquadrados nos requisitos básicos.

Cronograma
Dia 23
– Pela internet
– Pessoalmente na Agehab – 8h às 17h
– Nos Vapt Vupt com posto de atendimento da Agehab – conforme horário de cada um

Dia 24
– Pela internet
– Nos Vapt Vupt com posto de atendimento da Agehab – 8h às 13h

Dia 27
– Pela internet
– Pessoalmente na Agehab – 8h às 17h
– Nos Vapt Vupt com posto de atendimento da Agehab – conforme horário de cada um

Dia 28
– Pela internet
– Pessoalmente no evento de entrega do benefícios no salão de Entrada do Ginásio Rio Vermelho, ao lado do Estádio Olímpico – 8h às 17h
– Nos Vapt Vupt com posto de atendimento da Agehab – conforme horário de cada um

Dia 29
– Pela internet
– Pessoalmente na Agehab – 8h às 17h
– Nos Vapt Vupt com posto de atendimento da Agehab – conforme horário de cada um

Dia 30
– Pela internet
– Pessoalmente na Agehab – 8h às 17h
– Nos Vapt Vupt com posto de atendimento da Agehab – conforme horário de cada um

Serviço
Assunto: 
Agehab estende prazo para entrega de documentos para recebimento do Aluguel Social ainda em 2021
Onde entregar: No site www.agehab.go.gov.br; presencialmente, na Agehab – Rua 18-A, 541, Setor Aeroporto, Goiânia; ou em unidades Vapt Vupt da capital (Praça da Bíblia, Portal Shopping, Shopping Passeio das Águas, Avenida Mangalô, Campinas e Araguaia Shopping)