Ebook “Volta ao Novo” relata experiência dos profissionais da Educação

O processo trouxe novos aprendizados, diálogos e estabelecimento de vínculos para os profissionais da educação e estudantes (Arte: Seduc)

Instituto Ayrton Senna está lançando o e-book “Volta ao Novo”, que é um desdobramento do Programa Volta ao Novo e uma contribuição para o fortalecimento socioemocional de educadores e estudantes. Nesta edição, o e-book traz relatos da experiência dos 26 estados brasileiros que participaram do programa, e Goiás está entre eles

O livro em formato digital aborda sobre as cinco macrocompetências socioemocionais dos estudantes, que foram trabalhadas pelo Instituto ao longo dos anos. São elas: resiliência emocional, amabilidade, abertura ao novo, engajamento com o outro e autogestão. Tratando também sobre sua relação com as dez competências gerais promovidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Em Goiás, o programa possibilitou que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estruturasse uma formação diretamente nas escolas. A rede estadual deu início nas ações do projeto no mês de outubro de 2020 que, no contexto da pandemia da Covid-19, foi de extrema importância.

A princípio, foram realizadas as lives do Ciclo de Formação Online para Educadores com o tema “Competências Socioemocionais” e, em seguida, as lives de Formação Online para os Servidores da Seduc. Todas com o intuito de fortalecer os profissionais.

A partir da imersão, as unidades escolares passaram a desenvolver projetos para os estudantes dentro das salas de aula, levando em consideração o que foi praticado. No e-book Volta ao Novo, é possível ter acesso a essas e outras informações sobre o impacto causado na rede estadual de educação de Goiás e, também, dos outros estados.

O Programa

A iniciativa “Volta ao Novo”, surgiu a partir da aliança entre o Instituto Ayrton Senna, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O programa nasceu em um contexto bastante desafiador, onde os profissionais buscavam encontrar estratégias e alternativas para se manterem ativos.

E com o propósito de instrumentalizar, capacitar e fortalecer os profissionais da educação, foram compartilhadas através das janelas virtuais, aprendizados, dúvidas, medos, descobertas, encontros e inúmeras possibilidades de transformar a educação. O Volta ao Novo é mais uma iniciativa pensada para dar apoio aos gestores educacionais na compreensão e estabelecimento de novos caminhos, para a formulação de políticas públicas voltada para o desenvolvimento integral dos estudantes brasileiros.