Secretaria de Esporte e CBDU discutem ações em prol do paradesporto goiano

Videoconferência entre a Superintendência de Paradesporto e Fomento Esportivo, representando a Seel, e a Coordenação de Paradesporto da CBDU. (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer e a Confederação Brasileira de Desporto Universitário têm se aproximado institucionalmente, com intuito de trabalharem juntas pelo esporte. Na última semana foi realizada uma reunião por videoconferência envolvendo a Superintendência de Paradesporto e Fomento Esportivo, representando a Seel, e a Coordenação de Paradesporto da CBDU.

O encontro virtual teve o propósito de discutir parcerias para desenvolver o paradesporto goiano, principalmente no que diz respeito aos mecanismos de mapeamento e formação de novos atletas, a partir do ambiente universitário e, também, escolar.

A Superintendente de Paradesporto e Fomento Esportivo da Seel, Roberta Wendorf, avaliou de forma positiva o encontro, que traçou as primeiras diretrizes dessa parceria. “Nosso intuito é estreitar os laços entre as duas instituições, firmar parcerias para dar condições de ainda mais desenvolvimento para o paradesporto goiano. Queremos ampliar a atuação do Governo de Goiás junto a pessoa com deficiência e o esporte tem muito a contribuir com a melhoria da qualidade de vida delas”, ressaltou a superintendente.

Coordenadora de Paradesporto da CBDU, Naná Borges acredita que o principal objetivo do trabalho está na formação de novos atletas. 

“O mapeamento é a base de tudo. Temos que fazer esse trabalho para trazer os atletas para a modalidade certa. Não basta dizer que existe tal modalidade paralímpica, mas é preciso fazer um estudo individualizado para cada pessoa para saber qual a melhor modalidade para ela se desenvolver. O ambiente universitário e escolar é a porta de entrada para esse mapeamento”, ressaltou a coordenadora, que também é atleta do parabadminton.

Também participaram da reunião o gerente de Paradesporto e Práticas Paradesportivas, Leandro Monteiro, o gerente de Incentivo às Práticas Saudáveis, Adriano Sullivan, e o assessor especial Mário Kanashiro.