Economia reforça segurança de servidores por meio de controle de acesso à Secretaria

Com a instalação do equipamento o visitante terá que se identificar, e a liberação concedida a ele será exclusiva para o bloco/pavimento para o qual busca atendimento

Com o objetivo de garantir a segurança do servidor, a Secretaria da Economia, por meio da Superintendência de Gestão Integrada – SGI, está instalando catracas de controle de acesso de entrada em todos os blocos do Complexo Fazendário, a exemplo do modelo em funcionamento no Palácio Pedro Ludovico Teixeira e outras pastas do Governo do Estado. Com o equipamento o visitante terá que se identificar, e a liberação será exclusiva para o bloco/pavimento que busca atendimento. Está previsto também o controle de acesso para veículos. O visitante terá acesso apenas ao estacionamento destinado a ele. O estacionamento de servidores será controlado por um sistema do tipo “sem parar”. A expectativa é de que o sistema entre em operação no final de janeiro.

O superintendente de Gestão Integrada, Thalles Paulino de Ávila, explica que a ação tem como finalidade “dar segurança ao servidor por meio do controle de quem entra e de quem sai da Secretaria da Economia”, e ressalta que “não vai tirar a liberdade de ir e vir”. Além disso, o sistema não está interligado ao RHNet da Economia. Thalles de Ávila lembra que nos locais de maior volume de atendimento ao público (protocolo, CAT e Recuperação de Créditos) não será necessário o cadastramento do visitante porque são locais que não permitem o acesso às dependências internas dos blocos. “As mesas com os terminais de registro de ponto serão retiradas das entradas e colocadas nos corredores para facilitar o acesso”, completa.

Segundo informa a Supervisão de Engenharia e Arquitetura da Economia, o equipamento de controle de acesso por meio de catracas e portinholas para pessoas com mobilidade reduzida está previsto nas normas técnicas do Corpo de Bombeiros e possuem sistema antipânico que liberam a saída em caso de acionamento do sistema de prevenção a incêndio e pânico. Será necessário cadastrar todos os servidores. A execução ficará por conta da Gerência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (GGDP).