Reestruturação, qualificação e concurso são destaques da área de Compras Governamentais em 2021

Ronaldo Caiado autorizou que a Sead realize concurso público para preenchimento de 329 vagas de analista de gestão governamental. Os aprovados poderão atuar em diferentes órgãos do Poder Executivo (Foto: Secom)

O número significativo de certificações em compras governamentais, a autorização para concursos públicos no setor e o protagonismo de Goiás no Comitê de Gestão do Portal Nacional de Contratações Públicas são algumas das conquistas importantes na área de aquisições do Estado no ano de 2021. Realizações que são fruto da aplicação cotidiana de práticas de boa gestão pública e também do processo de reestruturação das compras e da logística no Estado de Goiás, empreendido desde o início da atual gestão.  

As ações passam obrigatoriamente pela capacitação dos servidores públicos que atuam na área e que têm correspondido às demandas do trabalho que desempenham. Em 2021, o Programa de Certificação em Compras Governamentais, promovido em parceria com a Escola de Governo, superou os anos anteriores em número de alunos matriculados em pelo menos um dos módulos do curso. Foram 1.411 servidores públicos em 29 turmas. A unidade ofertou, ainda, outras nove turmas de conteúdos nessa área, que somaram 1.222 pessoas concluintes em pelo menos um eixo da certificação. 

A oferta da qualificação é um dos indicativos do propósito da gestão de otimizar os processos de aquisição, que por anos ficou esquecida no Estado de Goiás. Os treinamentos surgem como ferramenta de valorização e reconhecimento dos servidores, propiciando um conteúdo básico para que os procedimentos sejam aplicados corretamente, evitando falhas. A capacitação e a evolução da atuação da área, possível a partir dela, permitem, ainda, uma avaliação adequada da demanda e dos perfis que podem contribuir para a boa performance do trabalho.

A partir disso, e na esteira de novidades, o governador Ronaldo Caiado, em outubro, autorizou que a Secretaria da Administração (Sead) realize concurso público para preenchimento de 329 vagas de analista de gestão governamental. O certame contemplará, pela primeira vez, áreas centrais da gestão, dentre elas, a de compras governamentais. Os aprovados poderão atuar em diferentes órgãos do Poder Executivo, conforme necessidade averiguada pela Sead. 

Destaque nacional

As ações ganharam notoriedade, incluindo a atuação de Goiás à frente do Grupo de Trabalho de Compras do Conselho Nacional de Secretarias da Administração (Consad). A repercussão resultou na indicação do secretário de Estado da Administração de Goiás, Bruno D’Abadia, e do superintendente Central de Compras Governamentais e Logística,  Ândrei de Paula, para integrarem o Comitê Gestor da Rede Nacional de Contratações Públicas (RNCP). 

O colegiado é responsável por gerir o portal digital que centralizará todas as informações referentes às licitações e contratos dos entes federativos. O comitê é composto por três representantes da União, indicados pelo presidente da República, mais dois integrantes dos Estados e dois dos municípios. “Estamos constantemente buscando inovação e melhores práticas na área de compras governamentais. A primeira ação foi arrumar a casa, agora estamos avançando em outros aspectos, por meio de treinamento, valorização dos colaboradores que atuam na área e desenvolvimento de um novo portal de compras no Estado. Deixaremos um legado estruturante. O resultado é que compraremos cada vez mais, gastando menos”, pontua Bruno D’Abadia.  O superintendente Ândrei de Paula avalia que o ano de 2021 representa um marco para a área de compras em Goiás. “A consolidação da Certificação em Compras, reconhecida e reproduzida em outros estados, trilhou o caminho para que ganhássemos destaque nacional, fator decisivo para nossa indicação ao Comitê Gestor do PNCP, produto que promoverá a eficácia dos contratos com o amparo da Nova Lei de Licitações. Os avanços não pararam por aí: encerramos o ano com o anúncio da futura ampliação do quadro de profissionais da área. Um divisor de águas”, acenou Ândrei, que também citou a dedicação da equipe da Central de Compras Governamentais para a reestruturação da unidade.