Hospital Estadual de Itumbiara amplia perfil e passa atender média complexidade de maneira regionalizada

Inicialmente, local contará com 20 leitos de UTI para casos gerais, que serão ampliado gradativamente ao longo dos próximos meses (Fotos: Britto/SES-GO)

O Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos inicia nesta semana as atividades como unidade geral para atendimento de média complexidade. Com o encerramento dos trabalhos do local como centro de Covid-19, o contrato emergencial com a Organização Social Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) foi finalizado e os trabalhos serão desenvolvidos pelo Instituto Brasileiro de Gestão Compartilhada (IBGC). O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, esteve no hospital na última segunda-feira (03), para visita técnica.​

“Com a abertura de leitos clínicos e cirurgias no Hospital de Itumbiara São Marcos, a estratégia do Governo de Goiás de regionalizar a saúde é incrementada, fortalecendo a assistência da Macrorregião Centro-Sudeste do Estado”, destacou o titular da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) durante a visita. A unidade recebeu obras para reforma e adequação desde sua reabertura, em julho do ano passado, já com o objetivo de, após a fase crítica da pandemia de coronavírus, ter o escopo de assistência ampliado.

Segundo a diretora-geral da OS IBGC, Mara Rúbia de Souza, a implantação de serviços especializados com o fim dos trabalhos como centro exclusivo para  Covid-19 é um desafio para que seja prestada uma atenção à saúde de excelência e humanizada. “Nossas equipes estão preparadas para entregar um atendimento de saúde com a qualidade que a população espera”, frisa Mara Rúbia.

Os leitos do Hospital de Itumbiara serão implantados gradativamente, conforme as especialidades forem sendo incorporadas. A unidade já dispõe de atendimentos de buco-maxilo-facial, neurologia, cirurgia vascular, ortopedia, otorrinolaringologia e cardiologia. Durante este mês de janeiro, o local contará com 20 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 54 de enfermaria. Em breve, inicia a assistência de traumatologia e ortopedia. O centro cirúrgico, que conta com três salas, está sendo adaptado com equipamentos modernos para realizar os procedimentos.

A diretora-geral da unidade, Danielly Jesus, enalteceu o empenho de todos da equipe para realizar um trabalho de excelência e qualidade humana. “Vamos lembrar sempre que no leito está um paciente e que ele é o amor de alguém. As pessoas confiam suas vidas em nós e, por isso, precisamos prestar uma atenção humanizada e focada em boas práticas”, disse.