Fornatur e ministério discutem práticas mais seguras para o ecoturismo
O presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Fabrício Amaral, e secretários de todos os estados brasileiros se reúnem, nesta segunda-feira (10), às 17h, com o ministro do Turismo, Gilson Machado, para tratar do acidente ocorrido em Capitólio, Minas Gerais, e discutir medidas que podem ser adotadas, em nível nacional, para evitar a ocorrência de tragédias durante a prática de ecoturismo. No último sábado (08), uma rocha se desprendeu do paredão do cânion do Lago de Furnas e atingiu embarcações cheias de turistas. O Corpo de Bombeiros confirmou a morte de 10 pessoas, além de outras dezenas de vítimas feridas.
Após o acidente, especialistas têm alertado para a necessidade de gerenciamento de risco, controle e fiscalização das práticas de ecoturismo no País. Na reunião com o ministro Gilson Machado, o Fornatur visa traçar medidas de prevenção para os acidentes naturais em cânions, cachoeiras, rios e córregos.
Fabrício Amaral, que também é presidente da Agência Estadual de Turismo de Goiás (Goiás Turismo), afirma que este é um tema polêmico que precisa ser enfrentado. “Temos normas técnicas da ABNT, alguns estados que são referência nesse sentido, mas as empresas e o poder público precisam regulamentar as regras de controle e fiscalização nos municípios e, em âmbito estadual, nas unidades de conservação. É um assunto que devemos colocar em pauta urgentemente”, alertou.
Serviço:
Assunto: Fornatur e Ministério do Turismo discutem regulamentação de práticas do ecoturismo
Quando: segunda-feira (10), às 17h
Onde: reunião virtual restrita aos secretários estaduais de turismo e Ministério do Turismo