Hugo encerra primeira semana de mutirão com 257 cirurgias

O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) conseguiu desafogar a fila de cirurgias que provocou inúmeros problemas nos últimos meses e realizou cerca de 257 cirurgias eletivas e de urgência na primeira semana sob a nova administração. O esforço concentrado envolveu cirurgiões ortopédicos, anestesistas, equipe de apoio, novos equipamentos e novos fornecedores de materiais como próteses e órteses.

Segundo o diretor técnico da unidade do Governo de Goiás, José Fernando Folgosi, o desafio de desafogar a fila de cirurgias e cumprir a meta de altas hospitalares foi cumprida. “Conseguimos dar alento a pacientes que esperavam há muitos dias e agora podem voltar para sua rotina de recuperação em casa”, comentou.

O mutirão de cirurgias foi intenso e chegou a ter 38 intervenções no mesmo dia. De acordo com o coordenador de ortopedia do Hugo, Régis Vieira de Castro, a interação dos profissionais foi fundamental para o sucesso da força-tarefa. “Tivemos sete salas do centro cirúrgico à disposição das equipes e material disponível para colocação de próteses. É muito bom levar esse alento para esses pacientes, alguns deles internados há mais de 30 dias, esperando para ter seu problema resolvido e poder voltar para casa”, explica.

O bombeiro civil Heriton Teixeira dos Santos, de 37 anos, foi um dos pacientes beneficiados pelo mutirão das cirurgias. Ele está internado no Hugo desde 27 de novembro do ano passado, após sofrer um acidente de moto e fraturar o fêmur e quadril. Por duas vezes, ele teve a cirurgia agendada no mês de dezembro e foi cancelada de última hora por falta de materiais e equipamentos.

Nesta segunda-feira, ele fez fisioterapia logo no primeiro horário e aguarda a ambulância para ser levado pra casa. “É um alívio muito grande receber essa prótese e poder ir pra casa. Vou continuar a recuperação e em breve espero voltar à vida normal”, comemora.

O chefe do serviço de ortopedia do Hugo, Régis de Castro, explica que o próximo desafio será solucionar a fila de cirurgias eletivas de pacientes que aguardam no ambulatório. “São casos de pacientes que já receberam alta e estão aguardando intervenções para retirada de próteses e outros procedimentos. Vamos retomar essa programação e prestar a assistência que eles esperam”.

O diretor técnico, José Fernando Folgosi, reafirma que a nova gestão do Hugo vai manter o foco nos esforços para prestar o melhor serviço para pacientes e familiares. “Atendendo determinação do secretário de Saúde Ismael Alexandrino, vamos continuar e fazer crescer um atendimento de excelência e altamente humanizado para a população que precisa de nossos serviços”, garante.