Expresso passa a disponibilizar inscrições para vagas da CNH Social

Lançado em 2021, com o intuito de facilitar e democratizar o acesso aos serviços estaduais por meio de plataformas digitais, o Expresso teve, durante o ano, 436 mil acessos. (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de facilitar o acesso do cidadão, o Governo de Goiás passa a disponibilizar, por meio do Expresso, a inscrição ao processo seletivo do Programa CNH Social do Detran. Este é o centésimo serviço público estadual disponibilizado à população goiana na plataforma. O acesso pode ser realizado pelo portal www.expresso.go.gov.br, via computador ou celular. 

Na avaliação do governador Ronaldo Caiado, Goiás deixou ser um Estado analógico ao oferecer a digitalização dos serviços. “O Expresso representa o perfil de nosso governo, a digitalização, o menor tempo de ação e a melhora da qualidade de vida das pessoas” afirma. “Isso é reflexo de uma gestão voltada para o desenvolvimento econômico e social da nossa gente”, emenda.

Dos atendimentos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO), além da inscrição ao CNH Social, o cidadão também tem acesso no Expresso, de forma totalmente digital, a mais 15 serviços como ao Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), solicitar e consultar Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e a processos de veículos (alterar endereço, baixar CRLV-e, licenciamento anual, entre outros).

Com governança feita pela Secretaria-Geral da Governadoria, o programa Expresso congrega a participação de todas as secretarias de Estado, que se empenham em disponibilizar digitalmente os serviços ofertados ao cidadão goiano. “Estamos conferindo agilidade e praticidade ao atendimento do cidadão. Esse é o papel do Estado; o de diminuir a distância entre o governo e as pessoas”, analisou o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

O Expresso

Lançado em 2021, com o intuito de facilitar e democratizar o acesso aos serviços estaduais por meio de plataformas digitais, o Expresso teve, durante o ano, 436 mil acessos pelo site, app e totens de autoatendimento. Além do acesso ao portal (www.expresso.go.gov.br), o Expresso pode ser utilizado por meio do aplicativo disponível nas lojas dos celulares, o Expresso Goiás, e terminais de autoatendimento (totens) espalhados pelas unidades do Vapt Vupt e na sede do Detran-GO. 

“O Expresso representa o compromisso do governador Ronaldo Caiado com a transformação digital do Estado. A plataforma conta com o uso de tecnologia de ponta, como big data, inteligência artificial e a mineração de dados integrados no sistema. É a tecnologia a serviço do cidadão, que pode acessar diversos serviços públicos sem sair de casa, em menor tempo e com qualidade, refletindo na melhora da qualidade de vida das pessoas”, ressalta o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira.

A meta é alcançar a digitalização de mais de 600 serviços. Para isso, as Secretarias de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e da Administração (Sead) têm atuado em oficinas e reuniões com os diferentes órgãos governamentais visando a transformação do que é ofertado aos cidadãos; o intuito é possibilitar que esses atendimentos possam ser totalmente digitalizados. 

Secretário da Administração, Bruno D’Abadia reforça a importância do programa e da oferta de atendimentos digitais para suprir as demandas dos cidadãos. “Alcançar 100 serviços digitais representa um marco muito importante para o Governo de Goiás. É, inclusive, um indicativo de que estamos no caminho certo.  Demonstra ainda que temos atuado de forma ágil para levar mais facilidades e democratizar o acesso dos cidadãos a um número cada vez maior de atendimentos. Em breve, teremos outros serviços disponíveis nessa modalidade”, afirma.

O projeto faz parte da digitalização dos serviços de todas as secretarias, órgãos e autarquias do Estado. O programa Expresso e a transformação dos serviços públicos ofertados aos cidadãos endossam os resultados que colocam Goiás como uma das gestões que mais evoluem na transformação digital.

CNH Social

O CNH Social terá 22.020 vagas neste ano. O Programa oferece, à população de baixa renda, a oportunidade de obter, adicionar ou mudar a categoria da habilitação gratuitamente. Neste ano, serão realizadas duas edições com 11.010 vagas em cada. Inscrições para a próxima etapa estarão abertas a partir de 10 de janeiro