Carreta da Prevenção do Câncer de Mama atende em Caiapônia

A cidade de Caiapônia recebe nesta semana a Unidade Móvel de Prevenção de Câncer de Mama e de Colo Uterino da Policlínica Estadual de Quirinópolis. O objetivo é prestar 300 atendimentos de mamografia e exames citopatológicos, em mulheres com idade acima de 45 anos que passaram por triagens no município.

A Carreta da Prevenção, como é conhecida a unidade móvel do Governo de Goiás, percorre os municípios prestando esse atendimento, e Caiapônia estava na programação. O município tem uma população de 19,1 mil habitantes e quase 6 mil mulheres em idade de realizar mamografia.

De acordo com o coordenador-geral da Policlínica Estadual de Quirinópolis, Heleno Martins, o serviço é agendado com as secretarias municipais e o Complexo Regulador Estadual, Secretaria de Estado da Saúde de Goiás. “Levamos esse serviço de excelência e humanização onde a interação das secretarias do Estado e dos municípios agendam com a população. Até o final deste semestre,  nossa demanda está lotada”, comenta.

Segundo a coordenadora da Atenção Básica de Serviços de Saúde de Caiapônia, Aparecida Mendes da Silva, o atendimento será importante para adiantar a fila das mulheres do município que buscam realizar esses exames.

“Normalmente, conseguimos regular para Jataí e levar essas pacientes lá, pra fazer a mamografia. Mas, com uma unidade móvel vindo a nossa cidade assim, é muito mais fácil e rápido. Esperamos receber essa unidade mais vezes”, comenta.

Hélmiton Prateado/Instituto CEM