Mais de 466 mil alunos retornam às salas de aula

Todas as unidades escolares da rede pública estadual receberam equipamentos de aferição de temperatura

A partir desta quarta-feira (19), mais de 466 mil alunos retornam à sua rotina de estudos nas 1.012 unidades escolares da rede pública estadual dos 246 municípios goianos. “É importante que os pais mandem seus filhos para as escolas porque, a partir de agora, as aulas serão 100% presenciais e não haverá mais ensino remoto”, alerta a secretária Fátima Gavioli.

Para garantir uma retomada segura, segundo ela, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria Estadual de Educação, adquiriu e já encaminhou às instituições de ensino máquinas pulverizadoras e termômetros para aferição de temperatura de alunos, professores e servidores administrativos.

Para Fátima Gavioli, todas as evidências mostram que a escola é um lugar seguro. Soma-se a isso o saldo positivo dos últimos seis meses, com o ensino híbrido, onde as crianças tiveram um comportamento exemplar na escola e nas salas de aula. “O momento é de cautela como sempre foi. Mas eu confio no trabalho de conscientização e de informação que nós fizemos”, frisou.

De acordo com a secretária, no retorno presencial às salas de aula, as equipes escolares e os estudantes deverão continuar cumprindo rigorosamente os protocolos de biossegurança e as normas definidas pelos órgãos de saúde em relação à Covid-19.

Dentre as orientações dadas estão o uso obrigatório de máscara durante todo o período de permanência na instituição de ensino, lavagem constante das mãos e uso de álcool em gel. Todas as unidades escolares da rede pública estadual também receberam equipamentos de aferição de temperatura.

Calendário Escolar

Conforme prevê o Calendário Escolar 2022, aprovado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), as aulas do primeiro semestre letivo terão início no dia 19 de  janeiro e prosseguem até o dia 30 de junho. As aulas do segundo semestre começam no dia 2 de agosto e se encerram em 20 de dezembro.

Ao todo, serão 202 dias letivos. Esse quantitativo atende à Resolução de nº 8, do CEE, que determina o mínimo de 200 dias letivos e 800 horas de efetivo trabalho escolar, assegurados aos docentes os 30 dias de férias no mês de julho.

Em 2022, a rede estadual de educação contará com 1.012 unidades escolares de Ensino Fundamental e Médio. Desse total, 615 são de tempo regular, 263 ofertam tempo integral, 61 militares, 60 conveniadas, 10 quilombolas e três indígenas.

Confira aqui o Calendário Escolar

Confira aqui o vídeo da secretária Fátima Gavioli dando as boas-vindas à comunidade escolar