HDS oferece serviço oftalmológico de referência

HDS conta com equipamentos e infraestrutura planejada para o atendimento oftalmológico humanizado Naiclea Silva (texto e foto)/Agir

O serviço de oftalmologia do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta (HDS) tem como objetivo oferecer atendimento nas diversas áreas da oftalmologia. Composto por uma equipe altamente qualificada e com alto nível de conhecimento e experiência, além da oftalmologia geral, o serviço conta com profissionais capacitados para avaliação de patologias como glaucoma, retina, catarata, córnea e o devido encaminhamento para procedimentos mais complexos, quando necessários.

O serviço conta com equipamentos e infraestrutura planejada para o atendimento oftalmológico, proporcionando comodidade na realização de consultas, diagnósticos e exames. Os casos cirúrgicos são encaminhados para o Sistema Municipal de Saúde (SMS), que direciona esses pacientes a uma unidade que realize o procedimento.

Por mês, são realizadas cerca de 620 consultas oftalmológicas e 810 exames na unidade do Governo de Goiás. O serviço conta também com o reconhecimento dos pacientes, que saem gratificados pela forma humanizada na qual são atendidos.

Antônia Carvalho de Sousa Neta, 52 anos, faz uso do serviço para tratar infecção ocular que comprometeu sua visão e ressalta que o acompanhamento com os profissionais do HDS fez toda a diferença para recuperação da saúde ocular. “O atendimento é muito bom, por aqui conseguir realizar as consultas, exames e tratar o problema da minha visão”, afirmou.

Além do consultório
Médico oftalmologista que faz parte do corpo clínico, Rafael Pereira Puríssimo afirma que o diferencial da equipe é o olhar humanizado, um atendimento que vai além do consultório. “Cada paciente tem uma necessidade diferente. Além do tratamento eficaz, fazemos com que os pacientes saiam com sentimento de bem atendidos e acolhidos”, destaca.

Outra mudança no serviço citada pelo médico foi o processo de informatização do prontuário dos pacientes, transformação que melhorou e agilizou o atendimento. “Depois da conversão do manual para o digital, nós, médicos, temos acesso ao prontuário do paciente de forma ágil. Isso permite mais assertividade e celeridade no atendimento aos pacientes”, ressalta o profissional.

O HDS é uma instituição que atende 100% pelo SUS e está sempre em busca da melhoria contínua para garantir a qualidade dos serviços prestados à população. Um dos potenciais da unidade é a assistência aos usuários de forma humanizada e resolutiva.

Mesmo diante da pandemia da Covid-19, o atendimento oftalmológico obteve um crescimento de 30%, neste primeiro trimestre de 2021, em relação ao primeiro trimestre de 2020, resultado do esforço de uma gestão pautada na segurança do paciente, qualidade e humanização. Todos os atendimentos seguem as normas de segurança contra a Covid-19.