Expresso Balcão inicia atendimentos em três municípios do interior

Governo do Estado inicia atendimentos do Expresso Balcão, em Divinópolis de Goiás: município foi o primeiro a disponibilizar os serviços da nova ferramenta (Fotos: Sead-GO)

O Governo de Goiás já iniciou os atendimentos do Expresso Balcão nos três primeiros municípios em que a nova modalidade de prestação de serviços públicos estaduais foi implantada em parceria com as prefeituras. No dia 10 de janeiro, Varjão e Divinópolis foram os primeiros a disponibilizar os atendimentos. Já no dia 12, do mesmo mês, Rio Quente também passou a ofertar os serviços disponíveis na nova ferramenta.

Os municípios de Goianápolis, Joviânia, Nova América e Porteirão serão os próximos a iniciar o atendimento ao público por meio da nova modalidade, em que os cidadãos podem contar com um servidor municipal treinado pela Secretaria da Administração (Sead) para acessar os serviços disponíveis na plataforma do programa Expresso, pelo portal www.expresso.go.gov.br. A previsão é de que em algumas semanas as atividades nessas novas cidades sejam iniciadas.

Na avaliação do governador Ronaldo Caiado, Goiás deixou de ser um Estado analógico ao oferecer a digitalização dos serviços. “O Expresso representa o perfil de nosso governo, a digitalização, o menor tempo de ação e a melhora da qualidade de vida das pessoas”, afirma. “Isso é reflexo de uma gestão voltada para o desenvolvimento econômico e social da nossa gente”, emenda.

Unidade do Expresso Balcão, em Rio Quente, já está em funcionamento: objetivo é democratizar a oferta dos serviços públicos estaduais

O secretário da Administração, Bruno D’Abadia, relata que a meta é digitalizar, cada vez mais, os serviços, mas que isso não significa que as pessoas com pouca familiaridade com a internet ou que preferem a interação presencial vão ficar desassistidas, razão pela qual os balcões serão disponibilizados em todas as regiões do Estado. “O Balcão converge com a ideia central de uma boa gestão pública: o acesso à cidadania. O programa Expresso e seus canais de atendimentos estreitam a relação com os cidadãos, democratizam a oferta de serviços e levam mais dignidade a todos os goianos”, enfatiza o secretário.

Serviços digitais

O Expresso Balcão integra um novo modelo de prestação de serviços aos cidadãos, que foi criado pela Lei nº 20.846 de 02 de Setembro de 2020. A proposta visa promover a inclusão digital local, que integra servidor, serviço e usuário de maneira ágil, prática e descentralizada. A ferramenta oferece 100 serviços digitais, disponíveis no portal do Expresso, às pessoas ainda sem acesso à internet ou com dificuldade de uso de equipamentos tecnológicos.

Para ter acesso aos atendimentos por meio dos balcões, os cidadãos dos municípios que foram selecionados a partir de edital contarão com o auxílio dos servidores municipais. Eles passam por capacitação, por meio da qual conhecem a legislação que criou o Expresso, as instruções de trabalho disponibilizadas pelos órgãos responsáveis pelos serviços, bem como os requisitos para estarem aptos à execução dos atendimentos em suas cidades, e possuem suporte técnico da equipe da Unidade Digital da Sead por meio do Tele-Expresso.