Governo conscientiza sobre tuberculose

Desde 2020, nove mortes por Covid-19 são associadas com tuberculose, doença diagnosticada também com raio X (Maria José Silva/Comunicação Setorial)

O dia 24 de março é celebrado como o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose. Embora seja uma doença muito antiga, passível de ser prevenida, tratada e curada com medicamentos, a tuberculose ainda afeta milhares de pessoas. 

Levantamentos da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que cerca de um quarto da população do planeta está infectado pelo Mycobacterium tuberculosis, o Bacilo de Koch, causador da doença. O Brasil ocupa o 20º lugar entre os 30 países que têm alta carga de tuberculose no mundo. 

Dados da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) revelam que, de 2020 até o momento, 937 pessoas adoeceram em Goiás por tuberculose, uma incidência de todas as formas da doença de 13,3 casos por 100  mil habitantes. Tais dados indicam que Goiás ocupa o terceiro lugar entre os Estados com menor incidência para essa doença no País.

Campanha
O Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose tem o propósito de conscientizar a população sobre a adoção das medidas capazes de prevenir a doença. Em nível nacional, a campanha é coordenada pelo Ministério da Saúde. Os Estados se organizam para mobilizar os municípios quanto à realização do grande evento. 

A SES-GO, por meio da Coordenação de Doenças Negligenciadas, realiza a campanha todos os anos, com o objetivo de mobilizar os municípios goianos, buscando envolver todas as esferas de governo e setores da sociedade civil na luta contra a enfermidade, utilizando como principal ferramenta a informação.

Devido à pandemia de Covid-19, a Coordenação de Doenças Negligenciadas está utilizando neste ano os meios virtuais para ampla divulgação da campanha. Grande parte dos municípios goianos também realizam atividades pontuais em alguns serviços (unidades básicas de saúde, hospitais e  presídios, entre outros), para a divulgação dos sinais e sintomas da doença.

Busca ativa
Estudos indicam que cada paciente com tuberculose pulmonar sem tratamento pode infectar de 10 a 15 pessoas por ano. Alguns fatores contribuem para a disseminação da doença, tais como a pobreza, má distribuição de renda, debilidade da saúde causada pela aids, desnutrição, más condições sanitárias e alta densidade populacional.

A coordenadora de Doenças Negligenciadas da SES-GO, Eunice Salles, destaca que uma das medidas eficazes para a prevenção e controle da tuberculose é a busca ativa feita pelos profissionais de saúde dos casos em indivíduos que apresentam tosse há três semanas ou mais, com ou sem catarro. 

A coordenadora assinala que os profissionais de saúde orientam as pessoas que tiveram contato com pacientes portadores de tuberculose a procurar uma unidade básica de saúde para serem examinados.

Rede de atendimento
A atenção à saúde para os casos suspeitos e portadores de tuberculose está no âmbito da atenção primária e na média e alta complexidade. O subcoordenador do Programa Estadual de Tuberculose da SES-GO, Emílio Miranda, informa que a porta de entrada dos pacientes no Sistema Único de Saúde (detecção e realização dos primeiros atendimentos) são as unidades básicas de saúde, as equipes do programa Estratégia de Saúde da Família, as unidades de pronto atendimento. 

O tratamento para os casos considerados complexos é realizado por serviços especializados e pelo Hospital Estadual de Doenças Tropicais Anuar Auad (HDT), localizado em Goiânia, unidade de  referência estadual para tuberculose.

O Programa Estadual de Tuberculose tem enviado alertas e documentos para que seja dado o maior cuidado mediante um caso negativo para Covid-19 e dar a oportunidade de se investigar a tuberculose. Desde o início da pandemia de Covid-19 em Goiás, foram registrados por meio do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) nove mortes por Covid-19 associadas com tuberculose. 

“Neste contexto, procuramos melhorar a capacidade de diagnóstico e acompanhamento da tuberculose no cenário de pandemia de Covid-19”, destaca Emílio Miranda.