Jovens do Aprendiz do Futuro orientam uso do Expresso Totem

Mais de 100 jovens do programa Aprendiz do Futuro vão auxiliar os cidadãos na resolução de suas demandas por meio do uso do Expresso Totem, em Goiânia e no interior do Estado. Estudantes do Ensino Médio atuam em unidades do Vapt Vupt, de acordo com a proximidade dos endereços e o período escolar

Os cidadãos que desejarem realizar serviços nos totens do Expresso, ferramenta disponibilizada pelo Governo de Goiás nas unidades do Vapt Vupt, para o acesso a atendimentos digitais, em Goiânia e Aparecida de Goiânia, passam a contar com o auxílio de jovens do programa Aprendiz do Futuro para a resolução de suas demandas. 

Os usuários podem realizar diversos serviços por meio do equipamento, como emissão de segunda via da fatura de água, solicitação de primeira e segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros.

O atendimento está disponível nas agências localizadas nos Shoppings Araguaia, Bougainville, Buena Vista e Cidade Jardim, bem como nas unidades de Campinas, Mangalô, Palácio Pedro Ludovico Teixeira, todos em Goiânia. Em Aparecida, o serviço está disponível no Vapt Vupt do Garavelo.

Inicialmente, 24 estudantes do Ensino Médio, selecionados por meio do programa de aprendizagem, passaram por treinamento oferecido pela Secretaria da Administração (Sead) e foram lotados nas unidades Vapt Vupt da capital e de Aparecida de Goiânia, de acordo com a proximidade dos endereços e o período escolar.

A estudante Hechelly Kicila Oliveira, de 15 anos, é aprendiz no Vapt Vupt Buena Vista e este é o seu primeiro emprego. “Muito importante, gratificante e cheio de novas experiências.” Assim é como a jovem descreve a oportunidade de integrar o programa de aprendizagem. Na unidade, Hechelly auxilia os usuários na realização de diversos serviços disponíveis no totem e explica sobre as funcionalidades do equipamento, o que aprendeu a partir da capacitação pela qual passou para executar o trabalho.  

A intenção é que os jovens possam ajudar principalmente as pessoas que têm alguma dificuldade com o uso da tecnologia ou manuseio dos totens de autoatendimento a realizarem os serviços desejados com praticidade e celeridade ao acesso. 

Para isso, os estudantes aprenderam sobre a lei que instituiu o Expresso, a Lei nº 20.846 de 02 de setembro de 2020, e sobre temas como: instruções normativas dos serviços, manuseio do totem, sistema de avaliação de serviços, comunicação não violenta, escuta ativa e compromisso com a excelência do atendimento. 
 
Em breve, mais de 100 estudantes ligados ao programa, selecionados pela Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), vão atuar também em cidades do interior do Estado em que a ferramenta está disponível. 

O Expresso Totem está presente nas unidades do Vapt Vupt em Goiânia e nas agências de Aparecida de Goiânia, Anápolis, Alexânia, Campos Belos, Formosa, Goianira, Inhumas, Itauçu, Luziânia (Jardim Ingá), Morrinhos, Mozarlândia, Santo Antônio do Descoberto, São Luís de Montes Belos e Valparaíso. 

A modernização da oferta de serviços públicos está cada vez mais acessível aos cidadãos, em diferentes cidades goianas. Também estão disponíveis equipamentos do Expresso Totem nas prefeituras municipais de Acreúna, Águas Lindas, Alexânia, Aruanã, Cidade Ocidental, Novo Gama, São Luís de Montes Belos e Padre Bernardo. 

Sobre o Expresso
Lançado pelo Governo de Goiás em maio de 2021, o Programa Expresso amplia os canais de oferta de serviços aos cidadãos por meio da digitalização dos atendimentos e da disponibilização de diferentes ferramentas de acesso. Atualmente, são cerca de 100 serviços disponíveis, que podem ser acessados pelo site expresso.go.gov.br ou pelo aplicativo “Expresso Goiás”. 

Os totens de autoatendimento do Expresso também possibilitam atendimento facilitado aos goianos. São mais de 20 serviços estaduais disponíveis na ferramenta, que agora conta com o auxílio de jovens para a realização de atendimento aos usuários que possuem dificuldade de manuseio do equipamento. O programa ainda inclui a ferramenta Expresso Balcão, em parceria com prefeituras municipais, que já está em funcionamento em Divinópolis, Varjão e Rio Quente.