Doação de sangue tem novas regras para quem teve Covid-19

Unidade do Governo de Goiás já adota as novas regradas definidas pelo Ministério da Saúde

Desde segunda-feira (24), a Rede Estadual de Hemocentros (Rede Hemo), do Governo de Goiás, adota os novos critérios definidos pelo Ministério da Saúde para doação de sangue relacionados às pessoas que tiveram  Covid-19. 

Voluntários com diagnóstico ou suspeita de Covid-19 e que apresentem doença sintomática podem efetuar a doação dez dias após a completa recuperação. Quem apresentar diagnóstico positivo, mas que permanecem sem sintomas, poderão doar após dez dias da data de coleta do exame. E pessoas que tiveram contato com um caso confirmado de Covid-19 durante o período de transmissibilidade poderão doar sangue sete dias após o último contato.

De acordo com a diretora técnica da Rede Hemo, Ana Cristina Novais, as medidas de distanciamento e atendimento nas unidades da Rede Hemo permanecerão as mesmas. E ela orienta que os doadores podem realizar o agendamento prévio por meio do site agenda.hemocentro.org.br ou do telefone 0800 642 0457. “Os doadores também podem comparecer a uma das unidades da Rede Hemo por livre demanda e escolher o melhor dia e horário para a coleta de sangue”, lembra.

Quem pode doar
Para fazer uma doação de sangue, é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos – antes de completar 18 anos, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas. No caso do imunizantes contra o coronavírus, é preciso esperar 48 horas após a dose de Coronavac e sete dias após a aplicação das demais.

Serviço:
Onde doar – Hemocentro Estadual Coordenador Professor Nion Albernaz (Avenida Anhanguera, nº 5.195, Setor Coimbra), em Goiânia e unidades da Rede Hemo no interior do Estado: Rio Verde, Jataí, Catalão, Ceres, Iporá, Quirinópolis, Formosa e Porangatu.
Quando doar – De segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e em Goiânia, também aos sábados, das 8 às 12 horas.
Unidade móvel do Hemocentro – para solicitar, entre em contato pelo telefone (62) 3231-7925 ou pelo e-mail hemocentro.captacao@idtech.org.br.